A ‘NOVA DOCÊNCIA’ A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM CIÊNCIAS
Data
2019-10-09Autor
Bruna Schweinberger
Carlos Espindola Mello
Eliane Gonçalves dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente relato é uma análise e reflexão da experiência do estágio supervisionado no Ensino Fundamental, na área de Ciências realizado por acadêmicos/residentes do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura/Programa Residência Pedagógica Multidisciplinar de uma Universidade Pública em uma Escola Municipal do Sul do Brasil, na qual os conteúdos escolares para duas turmas do Ensino Fundamental II já estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, vigente a partir de 2020. Nessa perspectiva, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo, a área de Ciências da Natureza, tem como principal objetivo ensinar, por meio de um olhar articulado dos diversos campos do saber, os principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica. Para tanto, a partir dessas concepções da Nova Base, analisamos e (re) avaliamos as competências específicas de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental por meio da experiência de estágio. Desta forma, esse processo de análise deve ser entendido como uma reflexão e percepção, como elemento na formação de professores, assim como os processos de aprendizagem em Ciências que partem de questões desafiadoras a qual estimula no aluno: o interesse, a curiosidade e a possibilidade de definir e questionar problemas. O que buscamos nessa análise reflexiva, diante da experiência vivenciada no Estágio, das aulas de Ciências a partir do novo documento normativo, é como os professores irão interpretar e apresentar essas novas aulas, tornando-as desafiadoras e instigantes para despertar as competências propostas e promover a aprendizagem dos alunos