• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A ‘NOVA DOCÊNCIA’ A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM CIÊNCIAS

    Thumbnail
    Data
    2019-10-09
    Autor
    Bruna Schweinberger
    Carlos Espindola Mello
    Eliane Gonçalves dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente relato é uma análise e reflexão da experiência do estágio supervisionado no Ensino Fundamental, na área de Ciências realizado por acadêmicos/residentes do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura/Programa Residência Pedagógica Multidisciplinar de uma Universidade Pública em uma Escola Municipal do Sul do Brasil, na qual os conteúdos escolares para duas turmas do Ensino Fundamental II já estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, vigente a partir de 2020. Nessa perspectiva, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo, a área de Ciências da Natureza, tem como principal objetivo ensinar, por meio de um olhar articulado dos diversos campos do saber, os principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica. Para tanto, a partir dessas concepções da Nova Base, analisamos e (re) avaliamos as competências específicas de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental por meio da experiência de estágio. Desta forma, esse processo de análise deve ser entendido como uma reflexão e percepção, como elemento na formação de professores, assim como os processos de aprendizagem em Ciências que partem de questões desafiadoras a qual estimula no aluno: o interesse, a curiosidade e a possibilidade de definir e questionar problemas. O que buscamos nessa análise reflexiva, diante da experiência vivenciada no Estágio, das aulas de Ciências a partir do novo documento normativo, é como os professores irão interpretar e apresentar essas novas aulas, tornando-as desafiadoras e instigantes para despertar as competências propostas e promover a aprendizagem dos alunos
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91367
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV