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    CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

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    Data
    2019-10-08
    Autor
    Ingrid Dalcin de Godoi
    Maria Müller
    Metadata
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    Resumo
    A Consciência Fonológica (CF) é a capacidade do sujeito de refletir sobre a estrutura da língua e de reconhecer que uma frase pode ser segmentada em palavras, palavras em sílabas e sílabas em fonemas, e que estes podem ser manipulados e constituir diversas e distintas palavras, além de ser fundamental para a alfabetização. O seu não desenvolvimento acarretam grandes dificuldades nos alunos, sendo a leitura e escrita uma delas, assim como observado no decorrer do programa Residência Pedagógica (RP), considerado o principal motivo pelo qual surgiu o interesse pela temática. Este trabalho possui como finalidade apresentar considerações acerca da consciência fonológica, enfatizando sua influência e necessidade durante o processo de alfabetização do sujeito. Diante disso, objetiva-se compreender de que maneira ela se desenvolve e como pode ser estimulada em sala de aula, por meio de atividades específicas que deveriam ser aplicadas, pensadas e planejadas pelos professores. Além disso, será exposto, de forma sucinta, o Programa Residência Pedagógica. Desse modo, nesse trabalho será apresentado a definição de consciência fonológica, a maneira que pode ser estimulada e exemplos de atividades que podem ser aplicadas e trabalhadas em sala de aula. Trata-se de um estudo teórico de caráter bibliográfico, pois para sua elaboração foram utilizados, como fonte de coleta de dados, artigos sobre o assunto. Sendo assim, foram apresentadas as atividades adequadas e após as vivências e estudos, observou-se a grande dificuldade dos professores em aplicar as atividades direcionadas, com o intuito de desenvolver a consciência fonológica e, consequentemente, a leitura e escrita.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91362
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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