O PROCESSO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KAINGANG NA TERRA INDÍGENA DE MANGUEIRINHA, PARANÁ.
Data
2019-10-09Autor
Natanieli Luiz dos Santos
Caliandra Kevin Alves
Dara Maciel Anastácio
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho reflete uma pesquisa teórica e de campo do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas: Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul/PR, tendo por tema averiguar o processo da Educação Escolar Indígena entre os Kaingang da Terra Indígena de Mangueirinha, Paraná. A pesquisa foi empreendida no contexto do Programa Residência Pedagógica, um programa que visa a qualificação da formação docente em cursos de licenciatura. A pesquisa teve por objetivo analisar as peculiaridades e o processo de aculturação na educação escolar indígena, pois averiguamos que os atuais educandos do colégio acabam não recebendo na escola os ensinamentos de seus antepassados. A observação foi realizada nas dependências do Colégio Estadual Indígena Kokoj Ty Han Ja, que por sua vez passou por diversas nomenclaturas ao longo do tempo. Esta é uma instituição diferenciada em meio às demais instituições de ensino, sobretudo nas práticas e intervenções pedagógicas, pois o poder do cacique toma frente em todos os campos do território, incluindo a educação. A pergunta principal deste trabalho é como os fatores culturais, sociais e políticos podem vir a influenciar no processo de aculturação na educação escolar indígena e o poder que uma liderança pode ter sobre esta instituição. Será efetuada a análise do método de ensino da escola e as leis que a regem em um território indígena, seguindo leituras que contribuem para a discussão desta temática, além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Constituição Federal de 1988 e a legislação da Educação Indígena. Ressaltamos no trabalho o processo histórico da conquista pela terra que os Kaingangs travaram durante o século XX na Terra Indígena de Mangueirinha, localizada entre os municípios de Mangueirinha, Coronel Vivida e Chopinzinho, no Paraná. Observou-se a relação entre a educação dos ancestrais e a educação nas relações familiares nos dias de hoje. Além disso, será analisada a importância da comunidade escolar para a realização de atividades de retomada e revitalização cultural.