• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE ENSINO

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Flavio Carvalho
    Bruno Fasolin
    Tânia Zimer
    Sandra Martins
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Esse trabalho se refere a um projeto sobre o ensino da matemática e tem por objetivo relatar uma metodologia para trabalhar com conteúdos da educação financeira. Fugindo do cronograma tradicional, foi proposto aos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná que realizassem projetos extracurriculares às turmas de ensino médio do Colégio Estadual do Paraná. O projeto neste colégio envolveu diferentes temas, entre eles o de Educação Matemática Financeira, foco desse trabalho. Com essa ideia, começou-se a elaborar os tópicos a serem tratados usando como base as dificuldades vistas no cotidiano das pessoas, sendo então selecionados os seguintes: Características do trabalho; Despesas fixas e variáveis; Salário e desconto salarial; 13º salário e férias; Planejamento financeiro; Empréstimos e financiamentos; Noções de investimento. As aulas foram realizadas no contraturno dos alunos do segundo ano do ensino médio no período da tarde, às terças-feiras. O Projeto teve duas turmas, a primeira realizada entre os meses de março e maio, totalizando 7 encontros, e a segunda realizada entre os meses de junho e julho, totalizando 5 encontros. O projeto foi desenvolvido de maneira que as aulas fossem pautadas em debates sobre os tópicos já indicados. Ao todo, participaram 20 alunos do ensino médio desta experiência de prática pedagógica dos pibidianos. O trabalho foi iniciado explicando-se a diferença entre despesa fixa e variável, trabalho formal e informal, renda e benefícios trabalhistas na primeira metade das aulas. Nesta etapa, o conteúdo matemático foi direcionado às operações básicas e a conceitos da educação financeira: como organizar o orçamento com as rendas e despesas. Na segunda metade do projeto, abordou-se mais conteúdos da Matemática que da educação financeira para tratar o funcionamento dos tópicos de empréstimos, financiamentos e investimentos, por exemplo: o funcionamento da Tabela Price e Taxa SELIC. Em alguns casos, foi perceptível a relação que os alunos fizeram com problemas relacionados aos tópicos, e muitas vezes enfrentados em casa, os quais não sabiam como resolvê-los. Mesmo tratando de um conteúdo matemático que, a princípio, eles já deveriam saber, pois consta no currículo escolar de anos/séries anteriores, tal como o cálculo de porcentagem. Em outros, eram conteúdos não vistos normalmente em sala de aula, porém muito utilizados no dia a dia, como investimentos e cálculos de juros em empréstimos e financiamentos. Como resultado desta proposta de ensino para a educação matemática financeira, pode-se apontar que houve interesse manifestado pelos participantes sobre o tema, visto as interações e participações no decorrer dos debates. Também, as maiores dificuldades vistas dos alunos foram o uso da calculadora e a conversão de porcentagem para número decimal. Com a experiência adquirida em sala de aula, conseguiu-se perceber as dificuldades e comportamentos dos alunos, além disso, foi aprendido sobre como ensinar um conteúdo não visto antes, nem na época de colégio e nem agora durante a graduação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91363
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV