• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Preconceito Linguístico

    Thumbnail
    Data
    2019-10-07
    Autor
    Nathani Soares
    Marcia Lopes
    Luciana Ferraz
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    PRECONCEITO LINGUÍSTICOAutoras: Luciana Ferraz, Márcia Lopes e Náthani Soares.Orientadoras: Ida Maria Marins, Leonor Simioni e Maura Liliane Jorge. O presente resumo tratará sobre o Projeto Didático de Gênero (PDG) elaborado para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão/RS e executado na E.M.E.F Fernando Corrêa Ribas em uma turma de oitavo ano, com dezesseis alunos. O gênero escolhido foi o resumo crítico, pois acreditamos que através desse gênero conseguimos saber o que os alunos entendem sobre o tema do Preconceito Linguístico. E, também, atingir nosso objetivo, que era o de fazer uma exposição para a escola para que todos pudessem conhecer um pouco sobre o tema. Escolhemos o tema do Preconceito Linguístico por entender, junto à professora titular, que era de extrema importância discuti-lo, já que nunca tinha sido trabalhado com os alunos na escola. Trabalhamos com uma história em quadrinhos do Chico Bento que tratava do preconceito linguístico. Nesta história, aparece o Chico falando "errado" e a professora repetindo as palavras e Chico respondendo à professora e, no final, a professora acaba cometendo o preconceito e tem um atitude rude com Chico. Então, levamos algumas perguntas para indagação sobre o tema, como por exemplo, o que eles achavam da atitude da professora. Depois, explicamos Preconceito Linguístico usando como referência de Marcos Bagno (1999). Na próxima oficina, explicamos os passos de como fazer um resumo crítico e pedimos para que escrevessem a primeira versão, e assim pudemos observar o que os alunos entenderam e ver para que caminho iríamos direcionar nossas próximas oficinas. Quando recebemos os resumos dos alunos, percebemos que eles ainda não conseguiam narrar a história e então levamos o discurso direto e indireto para que eles aprendessem como relatar a HQ nos seus resumos. Depois, pedimos uma nova versão e ainda percebemos que eles não tinham entendido a HQ. Em uma outra oficina levamos outras perguntam e foi então que eles entenderam e chegaram nos seus resumos finais. O resultado final do projeto foi além das expectativas, pois os alunos foram extremamente participativos e persistentes em tirar suas dúvidas para que o resultado final ficasse realmente compreensivo e para que toda a escola aprendesse um pouco sobre o tema do preconceito linguístico.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91364
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV