Um olhar diferenciado para a praça municipal de Dom Pedrito – RS: ações do Programa Residência Pedagógica
Data
2019-10-08Autor
Jussiara Caminha
Thais Souza
Danieli Portilho
Márcia Ávila
Franciele Coelho
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho relata os resultados do projeto de ensino executado por em uma escola-campo do Programa Residência Pedagógica (CAPES) vinculada a UNIPAMPA, a saber: Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Patrocínio, localizada no município de Dom Pedrito -RS. Este foi elaborado e executado pela preceptora da escola - professora da área de Ciências Biológicas, orientadores - professores da IES e acadêmicos residentes do curso de Ciências da Natureza – Licenciatura da UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito. O projeto teve o objetivo de compreender a importância de estudo sobre o meio ambiente através de uma saída de campo na Praça General Osório para exploração do local. O projeto contou com três etapas de atividades, com realização de aulas no turno inverso e participação de estudantes da primeira série do Ensino Médio. O projeto revelou-se de grande importância, pois mostra que a praça da cidade não tem só o objetivo de servir como ponto turístico e de lazer, sendo marcado pela convivência humana, mas também, um possível instrumento de educação ambiental, como local que pode ser explorado a partir de um olhar diferente sobre ela. Abordou-se atividades relativas ao meio ambiente e ao contexto cultural como a compreensão do conceito de nomenclatura científica das espécies arbóreas encontradas na praça, através de um aplicativo. Também foi desenvolvida atividade relacionada ao tema “se comporta água na caixa d’água da cidade”, dúvida presente na comunidade pedritense, envolvendo os bairros abastecidos por ela. Através dessa incerteza foi elaborada uma atividade para identificação da molécula e geometria da água utilizando massa de modelar para construção e diferenciação de plantas nativas e exóticas do local. Desta forma percebeu-se que este trabalho contribuiu não só para conhecer com profundidade a praça e sim, para construir uma consciência diferente sobre ela, proporcionando um olhar ambiental e servindo como contribuição para a formação dos estudantes do Ensino Médio nos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza.