32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Navegar por
Submissões recentes
-
CONECTA PROFBIO : produtos educacionais , métodos e ações docentes alinhados a BNCC
(2024)Resumo: O presente trabalho investigou os materiais, os métodos e a ação docente dos egressos do ProfBio (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) em relação ao produto educacional elaborado e desenvolvido com seus ... -
Vodcast como ferramenta do protagonismo estudantil nas temáticas sobre vacinas e doenças de notificação obrigatória
(2024)Resumo: O processo ensino-aprendizagem de Biologia no Ensino Médio deveria ser marcado por momentos de aquisição do saber científico agregado ao saber prévio do/da estudante, e não por metodologia tradicional na qual o/a ... -
Guia para atividades de campo nas trilhas do Parque Estadual Morro do Diabo em Teodoro Sampaio-SP
(2024)Resumo: As unidades de conservação (UC’s) representam pilares fundamentais na proteção da biodiversidade e na promoção da educação ambiental. Alinhadas a objetivos claros, delineados mediante sua lei de criação, as UC’s ... -
Jardins de mel : coevolução e sociobiologia : material didático para apoio à visitação
(2024)Resumo: As abelhas sem ferrão desempenham papel crucial na ecologia e na sustentabilidade dos ecossistemas terrestres, pois são responsáveis por grande parte da polinização em áreas nativas dos principais biomas brasileiros. ... -
Carbono : herói ou vilão
(2024)Resumo: Os seres vivos são dependentes do ciclo do carbono para a sua sobrevivência, mas esse elemento químico também está relacionado com as mudanças do clima no planeta. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar e ... -
Elaboração de um curso MOOC-GEN gamificado baseado em micro aprendizado para o ensino de genética
(2024)Resumo: A presente pesquisa apresenta uma proposta de curso tipo "microlearning" que aborda os assuntos do Ensino de Genética a partir da ótica do curriculo invertido segundo Dougherty (2019). O Ensino de Genética está ... -
Fungos e a ecologia da cidade : uma proposta envolvendo arte e ciência no ensino básico
(2024)Resumo: As cidades são consideradas ecossistemas, com elementos bióticos e abióticos interligados e dependentes uns dos outros, construídos pela atividade antrópica. O crescimento acelerado da população tem afetado ... -
Sequência didática investigativa "o que podemos extrair de aprendizado da pandemia da Covid-19 sobre as vacinas e o uso indiscriminado de antibióticos?"
(2024)Resumo: Em dezembro de 2019 foi constatado em Wuhan (China), o início de um surto de pneumonia de causa não conhecida, logo descobriu-se o causador, um vírus letal conhecido como coronavírus 2 (SARS-CoV-2). Em 11 de março ... -
O que existe no seu smartphone? : proposta de sequência didática de microbiologia para o ensino médio utilizando materiais de baixos custos
(2024)Resumo: A Microbiologia por muitas vezes não é reconhecida pelos alunos como um tema importante ou que faça parte de seu cotidiano. O projeto foi motivado pela possível utilização de estratégias que aproximem os alunos do ... -
Desenvolvimento de sequências didáticas para o ensino da origem da vida
(2024)Resumo: O ensino médio brasileiro vem enfrentando uma série de dificuldades e desafios, sendo estes estruturais, sócio-políticos ou de conteúdo. Dentro do currículo de biologia previsto pela Base Nacional Curricular Comum ... -
Sequência didátiva investigativa para o ensino de embriologia na perspectiva do novo ensino médio
(2024)Resumo: De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o papel fundamental da área de Ciências da Natureza está relacionado com o aprendizado, a produção, o uso e a divulgação dos conhecimentos científicos, por meio de ... -
Diversidade humana e ancestralidade : e-book de apoio para professores de biologia
(2024)Resumo: A diversidade humana é altamente notável e, em termos de características morfológicas, causa reações que variam do apreço à repulsa. A diversidade morfológica identifica indivíduos dentro de um grupo e também em ... -
Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos
(2023)Resumo: Aprender e ensinar botânica são tarefas difíceis, pois a fisiologia da visão humana é responsável por dificultar a interação com as plantas. Quando os hábitos, na infância, e a sociedade em que o indivíduo está ... -
Epa! Tá ribossomando : um jogo virtual sobre síntese proteica para alunos do ensino médio
(2022)Resumo: Os estudantes que nasceram a partir dos anos 2000 têm vivenciado impactos tecnológicos em diferentes áreas da vida, incluindo na educação. Há tempos, a tecnologia foi abordada por educadores como um problema em ... -
Botânica essencial e divertida para o ensino médio
(2022)Resumo: O ensino de Botânica encontra diversos obstáculos, tais como falta de motivação, dificuldade em aprender por achar o assunto difícil, com termos e nomes complicados que causam o desinteresse do aluno. Tem-se ... -
Mosquitos : uma ameaça à saúde? : uma proposta de ensino investigativo de arboviroses
(2022)Resumo: O combate aos mosquitos transmissores do arbovírus tem sido a principal estratégia para erradicação de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, no Paraná e no Brasil. As arboviroses apresentam-se como epidemias ... -
Jogo digital de botânica
(2022)Resumo: A maioria dos professores evitam as aulas de botânica, deixando estes conteúdos para o final do ano letivo devido à complexidade do assunto. Deste modo, o desenvolvimento de estratégias, como a utilização de objetos ... -
Ensino de botânica : novas formas de ver as plantas
(2022)Resumo: Despertar entusiasmo pela Botânica depende de metodologias que tragam significado para o aprendizado. Possibilitar à comunidade escolar o acesso às informações botânicas das plantas arbóreas e arbustivas encontradas ... -
Material didático sobre Sars-Cov-2 adaptado para inclusão de estudantes cegos
(2022)Resumo: A Biologia é uma disciplina que deve ser guiada pela alfabetização científica e pelo ensino investigativo de modo a promover aprendizagem significativa. Deve considerar também a inclusão de alunos que apresentem ... -
Uma proposta lúdica para o ensino da origem da vida
(2022)Resumo: O ensino público no Brasil atende a 73,5% dos jovens em idade escolar. Desde 1985, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é responsável pela produção, avaliação e distribuição dos livros didáticos (LD) no ...