Descobrindo a vida em formação : uma abordagem didática de embriologia para o ensino médio a partir de um guia mangá
Resumo
Resumo: Os conceitos de Embriologia são reconhecidamente desafiadores, especialmente para alunos do Ensino Médio e até mesmo para licenciandos e professores. A complexidade intrínseca a essa área das Ciências Biológicas, muitas vezes, dificulta a apropriação conceitual, além de desmotivar estudantes diante de conteúdos demasiadamente densos. Nesse contexto, estratégias didáticas diversificadas são fundamentais para apoiar professores e alunos na construção de uma aprendizagem significativa em relação ao tema. Nesse sentido, o presente trabalho buscou desenvolver uma abordagem inovadora para o ensino de Embriologia no Ensino Médio, utilizando recursos didáticos diferenciados, com destaque para o uso e a criação de histórias em quadrinhos no estilo mangá. A metodologia foi baseada na elaboração de um guia educativo pelo autor, que aborda os principais conceitos de Embriologia através de narrativas visuais. Além disso, foi desenvolvida uma sequência didática investigativa incluindo atividades como a elaboração de roteiros temáticos e ilustrações no estilo mangá, permitindo que os estudantes expressem sua compreensão dos conceitos de forma criativa e dinâmica. Espera-se que essa abordagem contribua para o engajamento dos alunos, despertando interesse por meio da estética e narrativa envolvente do mangá, além de promover uma compreensão mais profunda e estruturada dos processos embriológicos. Assim, esse trabalho visa não apenas transformar a maneira como a Embriologia é ensinada, mas também servir de inspiração para a adoção de metodologias inovadoras em outras áreas do ensino de Biologia Abstract: Embryology concepts are known to be challenging, specially for high school students and even undergraduate students and teachers. The intrinsic complexity of this brand of biological sciences often makes conceptual appropriation difficult in addition to demotivating students when faced with overly dense content. In this context, diverse teaching strategies are essential to support teachers and students in building meaningful learning in relation to the topic. In this sense, the present work sought to develop an innovative approach to teaching Embryology in high school, using different teaching resources, with emphasis on the use and creation of manga-style comic books. The methodology was based on the creation of an educational guide by the author, which addresses the main concepts of Embryology through visual narratives. Furthermore, an investigative teaching sequence was created including activities such as the creation of thematic scripts and manga-style illustrations, allowing students to express their understanding of concepts in a creative and dynamic way. This approach is expected to contribute to student engagement, arousing interest through the aesthetics and engaging narrative of the manga, in addition to promoting a deeper and more structured understanding of embryological processes. Thus, this work aims not only to transform the way Embryology is taught, but also to serve as inspiration for the adoption of innovative methodologies in other areas of Biology teaching
Collections
- Dissertações [98]