Jardins de mel : coevolução e sociobiologia : material didático para apoio à visitação
Resumo
Resumo: As abelhas sem ferrão desempenham papel crucial na ecologia e na sustentabilidade dos ecossistemas terrestres, pois são responsáveis por grande parte da polinização em áreas nativas dos principais biomas brasileiros. Contudo, devido às ações antrópicas, as abelhas estão ameaçadas, ocorrendo o declínio das populações de algumas espécies. Diante da relevância do tema, surge a problemática com a pergunta: podemos sensibilizar e contribuir para o conhecimento dos estudantes sobre a importância das abelhas sem ferrão utilizando materiais didáticos digitais nas aulas de Biologia e Ciências do Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio? Com o propósito de preservar e divulgar as abelhas sem ferrão, motivou-se a produção de um material didático digital, envolvendo recursos tecnológicos para apoio à visitação para professores de Ciências e Biologia em espaços de educação nãoformais, como no Museu de História Natural do Capão da Imbuia (MHNCI), local onde tem uma grande diversidade de espécies e encontra-se o Jardim de Mel, e também em outros locais com o projeto Jardins de Mel da cidade de Curitiba, como Parques, Hortos e Zoológico, Passeio Público, Jardim Botânico. O material contempla o estudo da sociobiologia, da diversidade e da coevolução das abelhas nativas. Eles foram elaborados utilizando metodologias diferenciadas que exercem um ensino lúdico e estimulam a curiosidade, tais como jogo de tabuleiro, trilha, quiz, chave dicotômica, quebra-cabeça, sequência didática, dominó, atividade entre pares (ou times), jogo de relacione, jogo da memória, aprendizagem por problemas. Desta maneira, espera-se que os estudantes possam compreender a conexão entre os seres vivos e como as mudanças no ambiente podem afetar a sobrevivência e o sucesso reprodutivo das espécies. Desenvolvido em conjunto como MHNCI, o material foi disponibilizado aos professores para avaliarem previamente o produto digital e se seu impacto pode ser positivo nas visitas aos Jardins de Mel. Os resultados revelaram um engajamento significativo dos docentes, que demonstraram interesse no material, destacando sua relevância educacional. A pesquisa também mostrou a importância do uso de metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino de Biologia e Ciências. Os achados apontaram a necessidade de maior divulgação sobre o MHNCI e os Jardins de Mel, bem como para a importância de abordagens inovadoras, como produtos interativos e didáticos no ensino dessas temáticas. Além disso, destacou a pertinência do tema das abelhas sem ferrão na formação do público em geral e dos alunos do Ensino Médio e Fundamental, para promover a sensibilização sobre a importância das abelhas para o equilíbrio ecológico do planeta. Em suma, o trabalho pode contribuir para uma abordagem mais dinâmica e significativa, estimulando a consciência ambiental e a preservação da natureza entre os estudantes e, também, auxiliar na melhoria da prática educacional e incentivar a integração entre pesquisa acadêmica e educação, por meio de recursos acessíveis e eficazes. Abstract: Stingless bees play a crucial role in the ecology and sustainability of terrestrial ecosystems, as they are responsible for a large part of pollination in native areas of the main Brazilian biomes. However, due to human actions, bees are threatened, with populations of some species declining. Given the relevance of the topic, the question arises: can we raise awareness and contribute to students' knowledge about the importance of stingless bees using digital teaching materials in Biology and Science classes in Elementary School - Final Years and High School. With the purpose of preserving and publicizing stingless bees, the production of digital teaching material was motivated, involving technological resources to support visits for Science and Biology teachers in non-formal education spaces, such as the Capão da Imbuia Natural History Museum (CINHM), a place where there is a great diversity of species and the Honey Garden, and also in other places with the Honey Garden project in the city of Curitiba, such as Parks, Gardens and Zoo, Public ride, Botanical Garden. The material includes the study of sociobiology, diversity and coevolution of native bees. They were created using different methodologies that exercise playful teaching and stimulate curiosity, such as board games, trails, quiz, dichotomous key, puzzle, didactic sequence, dominoes, activity between pairs (or teams), relationship games, memory game, problem learning. In this way, it is expected that students will be able to understand the connection between living beings and how changes in the environment can affect the survival and reproductive success of species. Developed together with CINHM, the material was made available to teachers to previously evaluate the digital product and whether its impact could be positive on visits to Honey Garden. The results revealed significant engagement from teachers, who demonstrated interest in the material, highlighting its educational relevance. The research also showed the importance of using active methodologies and digital technologies in teaching Biology and Science. The findings highlighted the need for greater dissemination about the CINHM and Honey Garden, as well as the importance of innovative approaches, such as interactive and didactic products in teaching these themes. Furthermore, he highlighted the relevance of the topic of stingless bees in the training of the general public and secondary and elementary school students, to promote awareness about the importance of bees for the ecological balance of the planet. In short, the work can contribute to a more dynamic and meaningful approach, stimulating environmental awareness and nature preservation among students. And also, help improve educational practice and encourage integration between academic research and education, through accessible and effective resources.
Collections
- Dissertações [84]