32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 89
-
Produção e aplicação de jogos didáticos em biologia por alunos do ensino médio
(2023)Resumo: A metodologia tradicional é considerada insuficiente para as necessidades atuais, já não sendo mais atraente para os estudantes. Os jogos auxiliam na conquista de objetivos dos alunos e do professor, contribuindo, ... -
Impacto das mudanças climáticas na redução de anfíbios : aplicação de sequência didática investigativa
(2024)Resumo: Este estudo teve como principal objetivo desenvolver e implementar uma sequência didática investigativa voltada para a compreensão dos impactos das mudanças climáticas nas populações de anfíbios. A sequência didática ... -
A importância ecológica dos ambientes costeiros : uma proposta de ensino voltada à educação ambiental
(2023)Resumo: Os ecossistemas costeiros são fundamentais para o equilíbrio ambiental da fauna e flora. Dentre os ecossistemas costeiros destacam-se o manguezal, fundamental como berçário de espécies marinhas, e as restingas, ... -
Organelopoly : jogo didático com modelo interativo de célula para o ensino da biologia celular
(2024)Resumo: A complexidade dos seres vivos é delineada pela estrutura das células, unidade fundamental. Essas células, sejam elas procarióticas ou eucarióticas, são a fonte primária da vida, sendo crucial considerar que ... -
Sequência didática lúdica como instrumento para o ensino investigativo da sexualidade humana no ensino médio
(2024)Resumo: O ensino de Biologia enfrenta amplos desafios, que incluem dificuldade dos estudantes no entendimento de conceitos científicos e apropriação de conhecimento sobre os conteúdos em estudo. Um dos exemplos se refere ... -
CONECTA PROFBIO : produtos educacionais , métodos e ações docentes alinhados a BNCC
(2024)Resumo: O presente trabalho investigou os materiais, os métodos e a ação docente dos egressos do ProfBio (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) em relação ao produto educacional elaborado e desenvolvido com seus ... -
Vodcast como ferramenta do protagonismo estudantil nas temáticas sobre vacinas e doenças de notificação obrigatória
(2024)Resumo: O processo ensino-aprendizagem de Biologia no Ensino Médio deveria ser marcado por momentos de aquisição do saber científico agregado ao saber prévio do/da estudante, e não por metodologia tradicional na qual o/a ... -
Guia para atividades de campo nas trilhas do Parque Estadual Morro do Diabo em Teodoro Sampaio-SP
(2024)Resumo: As unidades de conservação (UC’s) representam pilares fundamentais na proteção da biodiversidade e na promoção da educação ambiental. Alinhadas a objetivos claros, delineados mediante sua lei de criação, as UC’s ... -
Jardins de mel : coevolução e sociobiologia : material didático para apoio à visitação
(2024)Resumo: As abelhas sem ferrão desempenham papel crucial na ecologia e na sustentabilidade dos ecossistemas terrestres, pois são responsáveis por grande parte da polinização em áreas nativas dos principais biomas brasileiros. ... -
Carbono : herói ou vilão
(2024)Resumo: Os seres vivos são dependentes do ciclo do carbono para a sua sobrevivência, mas esse elemento químico também está relacionado com as mudanças do clima no planeta. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar e ... -
Elaboração de um curso MOOC-GEN gamificado baseado em micro aprendizado para o ensino de genética
(2024)Resumo: A presente pesquisa apresenta uma proposta de curso tipo "microlearning" que aborda os assuntos do Ensino de Genética a partir da ótica do curriculo invertido segundo Dougherty (2019). O Ensino de Genética está ... -
Fungos e a ecologia da cidade : uma proposta envolvendo arte e ciência no ensino básico
(2024)Resumo: As cidades são consideradas ecossistemas, com elementos bióticos e abióticos interligados e dependentes uns dos outros, construídos pela atividade antrópica. O crescimento acelerado da população tem afetado ... -
Sequência didática investigativa "o que podemos extrair de aprendizado da pandemia da Covid-19 sobre as vacinas e o uso indiscriminado de antibióticos?"
(2024)Resumo: Em dezembro de 2019 foi constatado em Wuhan (China), o início de um surto de pneumonia de causa não conhecida, logo descobriu-se o causador, um vírus letal conhecido como coronavírus 2 (SARS-CoV-2). Em 11 de março ... -
O que existe no seu smartphone? : proposta de sequência didática de microbiologia para o ensino médio utilizando materiais de baixos custos
(2024)Resumo: A Microbiologia por muitas vezes não é reconhecida pelos alunos como um tema importante ou que faça parte de seu cotidiano. O projeto foi motivado pela possível utilização de estratégias que aproximem os alunos do ... -
Desenvolvimento de sequências didáticas para o ensino da origem da vida
(2024)Resumo: O ensino médio brasileiro vem enfrentando uma série de dificuldades e desafios, sendo estes estruturais, sócio-políticos ou de conteúdo. Dentro do currículo de biologia previsto pela Base Nacional Curricular Comum ... -
Sequência didátiva investigativa para o ensino de embriologia na perspectiva do novo ensino médio
(2024)Resumo: De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o papel fundamental da área de Ciências da Natureza está relacionado com o aprendizado, a produção, o uso e a divulgação dos conhecimentos científicos, por meio de ... -
Diversidade humana e ancestralidade : e-book de apoio para professores de biologia
(2024)Resumo: A diversidade humana é altamente notável e, em termos de características morfológicas, causa reações que variam do apreço à repulsa. A diversidade morfológica identifica indivíduos dentro de um grupo e também em ... -
Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos
(2023)Resumo: Aprender e ensinar botânica são tarefas difíceis, pois a fisiologia da visão humana é responsável por dificultar a interação com as plantas. Quando os hábitos, na infância, e a sociedade em que o indivíduo está ... -
Epa! Tá ribossomando : um jogo virtual sobre síntese proteica para alunos do ensino médio
(2022)Resumo: Os estudantes que nasceram a partir dos anos 2000 têm vivenciado impactos tecnológicos em diferentes áreas da vida, incluindo na educação. Há tempos, a tecnologia foi abordada por educadores como um problema em ... -
Botânica essencial e divertida para o ensino médio
(2022)Resumo: O ensino de Botânica encontra diversos obstáculos, tais como falta de motivação, dificuldade em aprender por achar o assunto difícil, com termos e nomes complicados que causam o desinteresse do aluno. Tem-se ...