Navegação 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 95
-
Criação de painéis interativos para estudos de ecologia e educação ambiental na bacia do rio Ribeira de Iguape/SP
(2019)Resumo: Os livros didáticos direcionados para o ensino médio, e principalmente para as escolas públicas, não adotam alguns aspectos contemporâneos de ecologia como a relação do homem com o ambiente onde vive. Em geral, os ... -
A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia
(2019)Resumo: As Ciências Naturais e a Biologia são disciplinas tradicionais na grade curricular das escolas brasileiras que apresentam um grande estigma de "matéria difícil", cheia de "nomes esquisitos" e "apenas decoreba". Ao ... -
A paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio
(2019)Resumo: A paleontologia no ensino básico, fundamental e médio, é competência em especial das disciplinas de ciências e biologia. Esta ciência apresenta grande importância evolutiva, contribuindo para a compreensão da ... -
O ensino de fungos : construção de material didático destinado ao treinamento de professores de ciências e biologia do município de Carlópolis, PR
(2019)Resumo: Os fungos são elementos importantes e essenciais no nosso meio ambiente e cotidiano. Com mais de 100 mil espécies descritas e uma estimativa de que existam até 1,5 milhão, eles são responsáveis pela decomposição e ... -
Desenvolvimento de website como apoio ao processo de ensino aprendizagem em biologia celular no ensino médio
(2019)Resumo: De acordo com as avaliações oficiais e com relatos da literatura, os jovens do ensino médio demonstram conhecimento insuficiente na área biológica, e, especificamente sobre estrutura e função celular. Esses dados ... -
Fisiologia do estresse por meio de aprendizagem baseada em problemas e seus impactos no bem-estar subjetivo em adolescentes
(2019)Resumo: A vida estudantil e o próprio processo de ensino e aprendizagem são estressantes para muitos alunos, especialmente entre adolescentes. Estresse, ansiedade e violência são cada vez mais comuns no contexto escolar e ... -
O protagonismo juvenil no processo de ensino aprendizagem sobre as enteroparasitoses
(2019)Resumo: Intervenções educativas são importantes ferramentas utilizadas para prevenção de vários tipos de doenças, dentre elas podemos destacar as enteroparasitoses. O Protagonismo Juvenil possibilita a atuação dos jovens ... -
Metodologias para o ensino de ecologia numa escola de campo
(2019)Resumo: O ensino de Ecologia no ensino médio é de grande relevância para percepção da complexidade dos fenômenos biológicos que envolvem o meio ambiente, além de fazer parte da formação de cidadãos conscientes, com pensamento ... -
Elaboração de jogo da memória e sequência didática sobre fungos destinados aos professores de biologia da Rede Estadual de Ensino de Itararé - SP
(2019)Resumo: As aulas sobre fungos no ensino médio representam um desafio aos professores, principalmente pelo pouco tempo destinado ao tema, bem como pela dificuldade em realizar aulas práticas em algumas escolas. Deste modo, ... -
Proposta de sequência didática sobre reprodução e embriologia humana para o ensino médio baseada na experiência docente
(2019)Resumo: A Reprodução e a Embriologia Humana são temas importantes e complexos da Biologia que estão interligados e são sequenciais nos livros didáticos. Esses conteúdos são abordados geralmente nos anos iniciais do Ensino ... -
Uso de resina de poliéster na inclusão de fatias semifinas de encéfalo : uma abordagem de baixo custo no ensino de anatomia macroscópica para o ensino fundamental e médio
(2019)Resumo: No ensino de Biologia e Ciências a compreensão da morfologia macroscópica prioriza a visão bidimensional, muito mais por fatores logísticos do que pedagógicos. Tal visão, oferecida pelos livros didáticos, é o fator ... -
Produção e utilização de jogo didático no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de metabolismo energético no ensino médio
(2019)Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da produção e aplicação de um jogo de tabuleiro moderno sobre metabolismo energético com estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Aldo ... -
Blog educacional : ambientes não formais e o ensino de botânica
(2019)Resumo: A Botânica é uma das áreas da Biologia que apresenta maior dificuldade de estudo e é considerada por muitos estudantes do Ensino Médio como desinteressante. Este trabalho pretende analisar o conhecimento geral de ... -
Aplicação de vídeo didático sobre contração muscular para o ensino médio
(2019)Resumo: As novas ferramentas tecnológicas educacionais e de entretenimento pedagógico, resultam em práticas dinâmicas e significativas para o ensino de Biologia. A utilização desses recursos, aliados aos audiovisuais em ... -
As potencialidades para o desenvolvimento de aulas práticas de educação ambiental no Vale do Ribeira, São Paulo
(2019)Resumo: O presente trabalho refere-se a um levantamento de informações científicas relevantes sobre as potencialidades para o desenvolvimento de aulas práticas de educação ambiental na região do Vale do Ribeira, extremo ... -
Uso do ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem
(2019)Resumo: Quem são os estudantes e as estudantes que frequentam as escolas hoje? Quais seus desejos, vontades, interesses, expectativas? Caracterizar e compreender estes personagens, fundamentais do processo educacional, ... -
Detetive em crimes ambientais : jogo pedagógico para o ensino médio, com o uso de tecnologias e banco de dados genéticos
(2019)Resumo: O ensino de Genética para estudantes do Ensino Médio pode e deve ocorrer de forma efetiva e prazerosa, permitindo que a apropriação do conhecimento leve a formação de cidadãos mais críticos e participativos, e que ... -
Desmistificando o conceito de raças na espécie humana utilizando jogos de vídeo game
(2019)Resumo: Historicamente o termo raça humana vem sendo empregado pela sociedade baseado em características fenotípicas simples como a cor de pele e outros traços físicos. Essa generalização de características biológicas ... -
Avaliação no ensino de biologia : um estudo das escolas públicas de Curitba
(2019)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo colaborar com os estudos e discussões sobre as avaliações no ensino de Biologia, no intuito de contribuir para a melhora do processo de ensinoaprendizagem. A pesquisa foi impulsionada ... -
Guia áudio tátil em resina de poliéster dos fósseis da fauna bentônica devoniana do estado do Paraná : uma proposta de modelo de material didático voltado a educação de cegos
(2019)Resumo: Ensinar Ciências Biológicas para estudantes deficientes visuais é um grande desafio. De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, mais de 6,5 milhões ...