Sequência didática lúdica como instrumento para o ensino investigativo da sexualidade humana no ensino médio
Resumo
Resumo: O ensino de Biologia enfrenta amplos desafios, que incluem dificuldade dos estudantes no entendimento de conceitos científicos e apropriação de conhecimento sobre os conteúdos em estudo. Um dos exemplos se refere aos componentes dos sistemas genitais e as correlações destes com a fisiologia reprodutiva aliada a preservação da saúde e a responsabilidade social. Dentre os fatores que contribuem para essa realidade destaca-se a opção de abordagens desencadeadas por metodologias tradicionais, amparada em aulas expositivas, resolução de atividades, e incentivo à memorização de termos técnicos e conceitos. Com a finalidade de contribuir para uma nova dinâmica de abordagem, desenvolveu-se uma sequência didática (SD) que foi articulada com a utilização de um jogo de tabuleiro. Neste os peões são miniaturas de órgãos genitais produzidas por impressão 3D. A SD foi organizada seguindo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, aplicados em aulas de Biologia da 1ª série do Ensino Médio. No primeiro momento, é proposta uma problematização e formação de nuvem de palavras com as hipóteses dos estudantes. No segundo, indica-se a realização de aula teórica expositiva dialogada sobre o tema e, no terceiro momento, sugere-se a aplicação de um jogo de tabuleiro. O jogo didático denominado "Sexualidade em Jogo" tem como principal objetivo abordar noções básicas de Anatomia e Fisiologia, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez não planejada. O jogo compreende um tabuleiro, 30 casas, 57 cartas, um dado e 4 peões - (representações em escala reduzida de útero, pênis, ovário e espermatozoide impressos em 3D). O estudo contempla uma metodologia inovadora, dirigida aos professores de Biologia, tornando as abordagens sobre sistemas genitais mais atrativas aos discentes. Desta forma, estimula o debate em relação à temática, promove a conscientização dos jovens sobre a importância da utilização dos métodos contraceptivos e a prevenção de gravidez indesejada e ISTs. As análises permitem inferir que a SD apresenta potencial para favorecer a compreensão de conteúdos complexos, bem como incentivar o debate sobre puberdade, prevenção de ISTs e gravidez. Abstract: Biology teaching faces broad challenges, which include students' difficulty in understanding scientific concepts and appropriating knowledge about the contents under study. One of the examples refers to the components of the genital systems and their correlations with reproductive physiology combined with health preservation and social responsibility. Among the factors that contribute to this reality, the option of approaches triggered by traditional methodologies stands out, supported by expository classes, solving activities, and encouraging the memorization of technical terms and concepts. In order to contribute to a new dynamic approach, a didactic sequence (SD) was developed that was articulated with the use of a board game. In this, the pawns are miniature genitals produced by 3D printing. SD was organized following the methodology of the Three Pedagogical Moments, applied in Biology classes in the 1st year of high school. Firstly, a problematization and formation of a word cloud with the students' hypotheses is proposed. In the second, it is recommended to hold a theoretical expository dialogue on the topic and, in the third moment, the application of a board game is suggested. The educational game called "Sexuality in Game" has as its main objective to cover basic notions of Anatomy and Physiology, prevention of sexually transmitted infections (STIs) and unplanned pregnancy. The game comprises a board, 30 squares, 57 cards, a die and 4 pawns - (reduced-scale representations of uterus, penis, ovary and sperm printed in 3D). The study includes an innovative methodology, aimed at Biology teachers, making approaches to genital systems more attractive to students. In this way, it stimulates debate regarding the topic and promotes young people's awareness of the importance of using contraceptive methods and preventing unwanted pregnancies and STIs. The analyzes allow us to infer that DS has the potential to promote the understanding of complex content, as well as encourage debate about puberty, prevention of STIs and pregnancy.
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