Organelopoly : jogo didático com modelo interativo de célula para o ensino da biologia celular
Resumo
Resumo: A complexidade dos seres vivos é delineada pela estrutura das células, unidade fundamental. Essas células, sejam elas procarióticas ou eucarióticas, são a fonte primária da vida, sendo crucial considerar que organismos emergem somente a partir de células. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância da Biologia Celular e suas tecnologias dentro das Ciências da Natureza, visando capacitar os estudantes a compreender a vida e diferentes níveis de organização, enfatizando as relações entre os seres vivos e a natureza. A Biologia Celular é importante para o entendimento de outras áreas específicas, como fisiologia, evolução, histologia, botânica, genética, zoologia e bioquímica. No entanto, observase frequentemente que os alunos enfrentam desafios no processo de aprendizagem, especialmente para compreender as características, funções, composição molecular e ultraestrutura das células. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo didático investigativo dedicado ao ensino da Biologia Celular que visa contribuir para a compreensão da célula como elemento vital, compreendendo sua importância e estabelecendo conexões com as funções metabólicas do organismo, estimulando a curiosidade e autonomia dos alunos na busca pelo conhecimento científico. O jogo didático desenvolvido, denominado "Organelopoly: Uma investigação sobre células e suas organelas", aborda as organelas e as principais funções celulares, incluindo um modelo de célula 2D interativo com organelas encaixáveis confeccionado em MDF cru, facilitando a visualização dos componentes e funções celulares, e relaciona a estrutura celular com as diferentes funções e processos celulares. O tabuleiro e as cartas do jogo foram criadas no aplicativo canva, e o modelo de célula 2D foi desenvolvida no programa corel draw e recortada em máquina à laser em MDF. Por meio da aplicação do jogo para estudantes da 1ª série do Ensino Médio, foram encontrados resultados promissores, indicando que este recurso didático é uma ferramenta dinâmica no estudo da Biologia Celular. Os relatos dos alunos em relação ao jogo didático sobre Biologia Celular revelam uma experiência educacional positiva e enriquecedora. A utilização do jogo dentro de uma dinâmica investigativa não apenas proporcionou um ambiente mais atrativo e divertido de aprendizado, mas também contribuiu significativamente para que os estudantes compreendessem quais são as organelas celulares e seus papéis nos processos celulares, e ofereceu ao professor uma metodologia diversificada para dinamizar sua metodologia no estudo da Biologia Celular. Abstract: The complexity of living beings is delineated by the structure of cells, the fundamental unit. These cells, whether prokaryotic or eukaryotic, are the primary source of life, with the crucial consideration that organisms emerge only from cells. The National Common Curricular Base (BNCC) emphasizes the importance of Cellular Biology and its technologies within the Natural Sciences, aiming to equip students with an understanding of life and different levels of organization, emphasizing the relationships between living beings and nature. Cellular Biology is important for the understanding of other specific areas, such as physiology, evolution, histology, botany, genetics, zoology, and biochemistry. However, it is often observed that students face challenges in the learning process, especially in understanding the characteristics, functions, molecular composition, and ultrastructure of cells. The objective of this work was to develop an investigative educational game dedicated to teaching Cellular Biology, aiming to contribute to the understanding of the cell as a vital element, comprehending its importance and establishing connections with the organism's metabolic functions, stimulating students' curiosity and autonomy in the pursuit of scientific knowledge. The educational game developed, called "Organelopoly: An Investigation into Cells and Their Organelles," addresses organelles and major cellular functions, including an interactive 2D cell model with detachable organelles made from raw MDF, facilitating the visualization of cellular components and functions, and relating cellular structure to different functions and processes. The game board and cards were created using the Canva application, and the 2D cell model was developed in CorelDRAW and laser-cut from MDF. Through the application of the game to first-year high school students, promising results were found, indicating that this educational resource is a dynamic tool in the study of Cellular Biology. Student reports on the educational game about Cellular Biology reveal a positive and enriching educational experience. The use of the game within an investigative dynamic not only provided a more attractive and enjoyable learning environment but also significantly contributed to students understanding what cellular organelles are and their roles in cellular processes, and offered the teacher a diverse methodology to invigorate their approach to the study of Cellular Biology.
Collections
- Dissertações [89]