Desenvolvimento de materiais didáticos para professores : um enfoque no ensino sobre drogas e a produção de um e-book como ferramenta educacional
Resumo
Resumo: A adolescência é uma fase marcada por intensas transformações físicas, emocionais e sociais, o que a torna especialmente vulnerável ao início do consumo de substâncias psicoativas. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE, 2019) revelam que uma parcela significativa dos estudantes já experimentou álcool, tabaco, maconha e outras drogas ilícitas. Diante desse cenário, torna-se fundamental que a escola assuma um papel ativo na prevenção, promovendo a educação sobre drogas de forma crítica, contextualizada e eficaz. Nesse contexto, o professor desempenha um papel central, sendo essencial que esteja preparado para abordar o tema com sensibilidade, embasamento científico e metodologias adequadas. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um e-book direcionado a professores, com foco no ensino investigativo sobre o uso de substâncias psicoativas — álcool, tabaco e maconha — durante a adolescência. A proposta metodológica baseou-se na abordagem do ensino por investigação, por meio de sequências didáticas que estimulam os estudantes a levantarem hipóteses, buscar evidências, analisar informações e construir coletivamente o conhecimento. As atividades foram organizadas em torno de temáticas que favorecem o protagonismo juvenil, o pensamento crítico e a aprendizagem colaborativa. Intitulado "Guia para o Ensino sobre Drogas", o e-book foi desenvolvido como um recurso pedagógico acessível, dinâmico e prático, com o intuito de apoiar o trabalho docente e ampliar o impacto da prevenção no ambiente escolar. O material traduz conteúdos complexos em uma linguagem clara, apoiada por infográficos, exemplos e propostas interativas. Para facilitar sua aplicação, inclui fichas de trabalho, perfis de personagens fictícios, roteiros de discussão, bem como orientações específicas para professores e estudantes. Também foram incorporadas sugestões de hipóteses investigativas, critérios de avaliação e estratégias de feedback. Assim, o e-book não apenas oferece ferramentas pedagógicas alinhadas às práticas investigativas, mas também contribui para a formação de estudantes mais conscientes, críticos e preparados para tomar decisões responsáveis diante do uso de substâncias, promovendo o desenvolvimento de competências científicas e socioemocionais essenciais para a vida em sociedade Abstract: Adolescence is a stage marked by intense physical, emotional, and social changes, making it particularly vulnerable to the initiation of psychoactive substance use. Data from the National School Health Survey (PeNSE, 2019) show that a sizable portion of students have already experimented with alcohol, tobacco, marijuana, and other illicit drugs. Given this scenario, it is essential for schools to take an active role in prevention, promoting drug education in a critical, contextualized, and effective manner. In this context, the teacher plays a significant role and must be prepared to address the topic with sensitivity, scientific grounding, and appropriate methodologies. This study aimed to develop an e-book targeted at teachers, focusing on investigative teaching about the use of psychoactive substances — alcohol, tobacco, and marijuana — during adolescence. The methodological approach was based on inquiry-based teaching, through didactic sequences that encourage students to formulate hypotheses, seek evidence, analyze information, and collaboratively build knowledge. The activities were organized around themes that foster youth protagonism, critical thinking, and collaborative learning. Entitled Guide to Teaching About Drugs, the e-book was designed as an accessible, dynamic, and practical pedagogical resource intended to support teaching practices and enhance the impact of prevention efforts in schools. The material translates complex content into plain language, supported by infographics, examples, and interactive proposals. To facilitate its implementation, it includes worksheets, profiles of fictional characters, discussion guides, as well as specific instructions for teachers and students. Suggestions for investigative hypotheses, evaluation criteria, and feedback strategies were also included. Thus, the e-book not only provides pedagogical tools aligned with investigative practices but also contributes to the formation of more conscious, critical students who are prepared to make responsible decisions regarding substance use, fostering the development of scientific and socio-emotional competencies essential for life in society
Collections
- Dissertações [98]