Guia para atividades de campo nas trilhas do Parque Estadual Morro do Diabo em Teodoro Sampaio-SP
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Guirão, Ana Paula Aparecida da Costa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: As unidades de conservação (UC’s) representam pilares fundamentais na proteção da biodiversidade e na promoção da educação ambiental. Alinhadas a objetivos claros, delineados mediante sua lei de criação, as UC’s visam não apenas a preservação ambiental, mas também o fomento à pesquisa científica, à educação ambiental e ao turismo ecológico. Neste cenário, torna-se essencial familiarizar os estudantes do ensino médio com as unidades de conservação situadas em suas proximidades, pois as atividades em campo desempenham um papel crucial, enriquecendo o aprendizado dos estudantes e conectando-os com o ambiente que os cerca. O presente trabalho de conclusão, visa fornecer subsídios para os professores de biologia e ciências, integrando o conhecimento teórico com experiências práticas sobre a preservação e conservação da biodiversidade, garantindo o reconhecimento do bioma no qual estamos inseridos, sua flora e sua fauna a partir de visitação em trilhas no Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD). O PEMD possui uma riqueza importante para a região do Pontal do Paranapanema, um remanescente da Mata Atlântica no estado de São Paulo. Foi produzido uma guia com sequências didáticas e planos de aula com atividades investigativas a fim de subsidiar o trabalho dos professores de Biologia em atividades de campo no PMED. As atividades propostas e planejadas para antes, durante e depois da visita ao PEMD, visam aprofundar o conhecimento dos alunos em algumas áreas e incentivar um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente. O produto desta dissertação pretende estimular e dar suporte aos professores da região para a realização de atividades investigativas em campo, aprofundando o conhecimento dos estudantes e mobilizando-os a atuarem como investigadores e agentes de mudança de sua realidade, através de atividades no ambiente não formal nas aulas de Biologia. Espera-se a partir da utilização do guia, que as aulas sobre unidades de conservação, presentes no planejamento do Currículo do Estado de São Paulo, tenham o olhar investigativo e que os estudantes possam conhecer e exercer seu protagonismo no âmbito local quanto à conservação da biodiversidade. Abstract: Conservation units (CUs) represent fundamental pillars in the protection of biodiversity and the promotion of environmental education. Aligned with clear objectives, outlined in their creation law, conservation units aim not only to preserve the environment, but also to promote scientific research, environmental education, and ecological tourism. In this scenario, it is essential to familiarize high school students with the conservation units located in their vicinity. Field activities play a crucial role, enriching students' learning and connecting them with the environment around them. This final paper aims to provide support for biology and science teachers, integrating theoretical knowledge with practical experiences on the preservation and conservation of biodiversity at a local level, guaranteeing the recognition of the biome in which we live, its flora and fauna through visits to trails in the Morro do Diabo State Park (PEMD). The PEMD is an important asset for the Pontal do Paranapanema region, a remnant of the Atlantic Forest in the state of São Paulo. A guide was produced with didactic sequences and lesson plans with investigative activities to support the work of biology teachers in field activities in the PEMD. The activities proposed and planned for before, during and after the visit to the PEMD aim to deepen students' knowledge in some areas and encourage more responsible behavior towards the environment. The product of this dissertation aims to stimulate and support teachers in the region in carrying out investigative activities in the field, deepening students' knowledge and mobilizing them to act as investigators and agents of change in their reality, through activities in the non-formal environment in Biology classes. It is hoped that by using the guide, classes on conservation units, which are part of the São Paulo State Curriculum, will have an investigative outlook and that students will be able to learn about and take a leading role in local biodiversity conservation.
Collections
- Dissertações [84]