Vodcast como ferramenta do protagonismo estudantil nas temáticas sobre vacinas e doenças de notificação obrigatória
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Data
2024Autor
Militão, Léa Aparecida Marinho de Oliveira
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Resumo: O processo ensino-aprendizagem de Biologia no Ensino Médio deveria ser marcado por momentos de aquisição do saber científico agregado ao saber prévio do/da estudante, e não por metodologia tradicional na qual o/a estudante é apenas um receptor de informações. Neste sentido, e dada a crescente desinformação sobre as vacinas e doenças de notificação obrigatória, febre amarela e dengue, objetivouse realizar uma sequência didática investigativa sobre essa temática para a produção do vodcast na promoção do protagonismo dos/das estudantes de Biologia do Ensino Médio. Foi utilizada a metodologia investigativa com 35 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Unidade Polo. Inicialmente, os/as estudantes receberam os roteiros referentes às quatro aulas: roteiro da aula 1 (verificação do conhecimento prévio/questionário e observação das postagens das redes sociais contendo desinformação sobre as vacinas e doenças de notificação obrigatória); roteiro da aula 2 (questão problematizadora e hipóteses elaboradas pelos grupos); roteiro da aula 3 (verificação sobre as hipóteses levantadas, resultados e discussão); roteiro da aula 4 (produção do vodcast e verificação do conhecimento adquirido/questionário). Para a produção do vodcast, os grupos de estudantes elaboraram a pauta de perguntas sobre vacinas e doenças de notificação obrigatória, escolheram os entrevistadores e entrevistados dos seus grupos para a gravação do vodcast. A pesquisa esteve baseada na abordagem qualitativa e a técnica aplicada foi a pesquisa-ação. A análise de dados se deu a partir do questionário proposto no início e ao final das atividades da sequência didática investigativa, além das rubricas de observação da sequência didática e da produção do vodcast. Quanto aos resultados, ressalta-se que o Ensino por Investigação, uma vez associado aos avanços tecnológicos, apresentam potencialidades educacionais direcionadas ao protagonismo estudantil, ao estímulo do senso crítico e à promoção da alfabetização científica. Abstract: The teaching-learning process of Biology in High School should be marked by moments of acquisition of scientific knowledge added to the student's previous knowledge, and not by traditional methodology in which the student is just a receiver of information. In this sense, and given the growing misinformation about vaccines and notifiable diseases, yellow fever and dengue, the aim was to carry out an investigative didactic sequence on this topic for the production of the vodcast in promoting the protagonism of Biology students from High school. The investigative methodology was used with 35 students in the third year of high school at Colégio Estadual Unidade Polo. Initially, the students received the scripts for the four classes: class 1 script (checking prior knowledge/questionnaire and observing social media posts containing misinformation about vaccines and notifiable diseases); lesson 2 script (problematizing question and hypotheses developed by the groups); lesson 3 script (checking the hypotheses raised, results and discussion); lesson 4 script (vodcast production and verification of acquired knowledge/questionnaire). To produce the vodcast, the student groups prepared an agenda of questions about vaccines and notifiable diseases, chose the interviewers and interviewees from their groups to record the vodcast. The research was based on a qualitative approach and the technique applied was action research. Data analysis was based on questionnaire proposed at the beginning and end of the activities of the investigative didactic sequence, in addition to the observation rubrics of the didactic sequence and the production of the vodcast. Regarding the results, it is noteworthy that ResearchBased Teaching, once associated with technological advances, presents educational potential aimed at student protagonism, stimulating critical sense and promoting scientific literacy.
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