• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Origem da vida, evolução e religião : ferramentas de apoio para o professor de biologia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ISADORA NAGES VEIGA GUSMAO.pdf (5.604Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Gusmão, Isadora Nages Veiga
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O ensino da Origem da Vida e da Evolução Biológica possui potencialidades e limitações por envolver aspectos científicos e religiosos, com frequências conflitantes. Conhecer as dificuldades dos professores e habilitá-los a exercerem uma abordagem mais efetiva contribui para o letramento científico do discente. O objetivo deste trabalho construir um livro paradidático como ferramenta de auxílio docente para abordar os tópicos Origem da Vida e Evolução Biológica, visando ao mesmo tempo promover a construção fundamentada do conhecimento científico e delimitar o âmbito religioso que o concerne quando necessário. Foi realizado um levantamento perante os professores de Ciências e Biologia do Núcleo Regional de Wenceslau Braz, pertencente à Secretaria de Educação do Estado do Paraná, sobre as dificuldades associadas ao ensino destes temas na escola. Os dados objetivos coletados foram agrupados e as respostas abertas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultados, os dados do questionário inicial revelam que a maioria dos professores considera sua formação inicial suficiente para abordar os temas de Origem da Vida e Evolução, mas há também limitações nos materiais didáticos e contrapontos relacionados à diversidade religiosa, às diretrizes da gestão escolar, ou da influência da crença pessoal. As perguntas abertas evidenciaram dificuldades na prática docente, práticas integradoras, neutralidade e tranquilidade na abordagem, mas também predominância da visão religiosa. O livro produzido conta com os tópicos identificados na revisão de literatura e na coleta de dados, a fim de auxiliar o docente na contextualização da importância da religião e do conhecimento científico na sociedade, seus impasses, convergências e lacunas. Está organizado em cinco seções que abordam desde religião e sociedade até a origem do universo, da vida e evolução, com perguntas provocativas para estimular a reflexão crítica sem perder o rigor científico. Adicionalmente foram elaboradas duas sequencias didáticas sobre o assunto, que foram bem recebidas pelos colegas que as analisaram, embora com sugestões de aprimoramento. Espera-se que o livro, após sua revisão editorial, contribua para superar as dificuldades docentes, promovendo práticas educativas que respeitem a pluralidade e valorizem a construção do conhecimento científico
     
    Abstract: The teaching of the Origin of Life and Biological Evolution involves both scientific and religious aspects, which often generate conflicts in the classroom. Understanding teachers’ difficulties and enabling them to adopt a more effective approach contributes to students’ scientific literacy. This study aimed to develop a paradidactic book as a support tool for teaching the topics of Origin of Life and Biological Evolution, seeking to promote scientifically grounded knowledge construction while delimiting the religious scope when necessary. Data were collected through a survey applied to Science and Biology teachers from the Regional Nucleus of Wenceslau Braz, Paraná State, Brazil. Quantitative data were summarized in graphs, and qualitative responses were analyzed using Discourse Textual Analysis. Results showed that most teachers considered their initial training sufficient but reported limitations in teaching materials and challenges related to religious diversity, school management directives, and personal beliefs. The book was structured into five sections covering religion and society, the origin of the universe, life, and evolution, using provocative questions to stimulate critical reflection without compromising scientific rigor. Additionally, two didactic sequences based on the book were developed and positively evaluated, with suggestions for improvements such as clearer distinctions between scientific and religious discourse. The finalized material is expected to help overcome teaching difficulties, supporting educational practices that respect pluralism and reinforce scientific knowledge construction
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98249
    Collections
    • Dissertações [97]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV