CONECTA PROFBIO : produtos educacionais , métodos e ações docentes alinhados a BNCC
Resumo
Resumo: O presente trabalho investigou os materiais, os métodos e a ação docente dos egressos do ProfBio (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) em relação ao produto educacional elaborado e desenvolvido com seus estudantes, a partir de uma questão problematizadora: Quais produtos do ProfBio são compatíveis com as propostas do Novo Ensino Médio (NEM), contemplando as competências da BNCC (Base Nacional curricular Comum)? Dessa forma, o trabalho foi desenvolvido para promover o ensino por investigação e os produtos educacionais elaborados no ProfBio da Universidade Federal do Paraná. Frente aos muitos desafios propostos no ensino de Biologia para e suas mudanças para o NEM e aos produtos educacionais, esta pesquisa construiu o site CONECTAPROFBIO, disponibilizando-o aos professores da rede pública com materiais e estratégias sobre o ensino investigativo em um mesmo espaço digital, atendendo aos princípios da BNCC e facilitando assim o desenvolvimento de práticas diferenciadas para o trabalho em sala de aula, atendendo também a formação para cidadania e o letramento científico preconizados na educação nacional. Abstract:The present work investigated the materials, methods and teaching action of ProfBio graduates (Professional Master's Degree in Biology Teaching) in relation to the educational product designed and developed with their students, based on a problematizing question: Which ProfBio products are compatible with the proposals for the New Secondary Education (NEM), covering the competencies of the BNCC (Common National Curriculum Base)? In this way, the work was developed to promote research-based teaching and educational products developed at ProfBio at the Federal University of Paraná. Faced with the many challenges proposed in teaching Biology and its changes to the NEM and educational products, this research built the CONECTAPROFBIO website, making it available to public school teachers with materials and strategies on investigative teaching in the same digital space, meeting the principles of the BNCC and thus facilitating the development of differentiated practices for work in the classroom, also meeting the training for citizenship and scientific literacy recommended in national education.
Collections
- Dissertações [89]