Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão
Navegar por
Submissões recentes
-
Inclusão : alavanca ou inércia?
(2015)Resumo: Este artigo objetiva discutir as percepções e angustias expressas pelos Educadores ou Gestores, quando se deparam com situações de Inclusão direta, sem a devida orientação. Partindo do pressuposto de que a gestão ... -
Preconceito e discriminação contra as religiões ditas de matriz africana no município de Irati
(2015)O presente trabalho analisa a questão da intolerância religiosa às religiões de matrizes africanas na cidade de Irati - PR, as quais devem ser vistas como uma violação ao direito à liberdade religiosa, incluindo a liberdade ... -
Alternativa pedagógica no CMEI Antonio Tortato em Paranaguá : interação de crianças com a natureza
(2018)O presente artigo discorre sobre um estudo de caso de um projeto educacional alternativo chamado Horta - Vida Saudável. O projeto é elaborado a partir de uma prática pedagógica alternativa que visa despertar nas crianças ... -
A criança autista na educação infantil
(2018)Este artigo apresentou um estudo de caso que também intitula este estudo sobre Percepção de Detecção dos Transtornos Invasivos, Transtornos Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Pesquisa bibliográfica, qualitativa ... -
A educação popular e a gestão democrática inserida dentro do currículo escolar
(2018)Este artigo visa trabalhar com os principais pontos relativos a Educação Popular e Gestão Democrática, de modo a ressaltar seus conceitos, contextos e como devem ser aplicados, e, por fim, por que esse método de aplicação ... -
O futuro da juventude do campo : permanecer ou sair?
(2019)Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com jovens de uma comunidade rural do município de Araucária, no Estado do Paraná, alunos do terceiro ano do Ensino Médio, a respeito de suas expectativas e perspectivas ... -
O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela
(2018)Este trabalho tem por finalidade problematizar a importância da Libras no contato do ouvinte com o surdo e os desafios a prática pedagógica em sala de aula a fim de diminuir as barreiras entre o sujeito surdo e o sujeito ... -
A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem
(2018)Este trabalho destaca a importância das brincadeiras e jogos lúdicos no processo de aprendizagem no contexto escolar do ensino infantil. Foi desenvolvido a partir de pesquisa de campo feita em escolas municipais situadas ... -
Escola do campo : práticas pedagógicas em salas multisseriadas
(2018)Este trabalho tem como objetivo apresentar as ações pedagógicas nas escolas do campo, em especial as salas multisseriadas. Usando, como metodologia, pesquisas em materiais sobre o tema e aqui referenciadas bibliograficamente. ... -
Gestão democrática : um desafio para a escola pública no município de Paranaguá
(2018)O presente artigo objetiva propor uma reflexão sobre a gestão democrática no espaço da escola pública com o grupo de cursista do Módulo de Gestão Democrática e Educação Popular no Polo Morozowski na cidade de Paranaguá. ... -
Gestão escolar democrática e participativa uma gestão para todos
(2019)Este artigo aborda a relação entre a escola e a comunidade, com conteúdo relacionado à gestão escolar. O objetivo geral foi mostrar o impacto positivo criado pela junção da escola e a comunidade e entender a importância ... -
Da gestão democrática ao respeito á infância : por uma educação pelo movimento
(2018)O presente estudo tem por objetivo tecer algumas considerações à atual forma de organização escolar, que vive e se relaciona intimamente com os pressupostos da educação bancária e é também, uma proposta de organização ... -
Educação especial inclusiva na educação do campo
(2018)O presente estudo tem como tema Educação Especial Inclusiva na Educação do Campo. O objetivo geral é analisar a Educação Especial Inclusiva na Educação do Campo. Os objetivos específicos são: relacionar a Educação Especial ... -
A importância da construção coletiva do PPP, na organização do trabalho pedagógico e para o fortalecimento da gestão democrática da escola
(2018)Os estudos acerca dos Projetos Político Pedagógicos inserem-se na contextualização da atual conjuntura das políticas educacionais, sendo assim, pensar a construção deste documento é refletir sobre a escola, seu papel, sua ... -
As dificuldades e conquistas da mulher do campo na região do Guajuvira, Araucária – PR
(2018)A pesquisa partiu da realidade vivenciada e conhecida da autora, sobre a vida das mulheres, principalmente da região do Guajuvira, visto que em muitos casos as mesmas parecem não ter muita autonomia para fazer as escolhas ... -
A educação do campo no município de Araucária
(2018)O seguinte estudo apresenta uma análise e reflexão da Educação do Campo no Município de Araucária. A partir dos dados obtidos por meio de pesquisa bibliográfica com autores relacionados ao tema e de análise dos relatórios ... -
Contribuições da educação popular e gestão democrática para construção e emancipação dos sujeitos : um olhar para as práticas pedagógicas
(2018)Este artigo tem por objetivo problematizar as contribuições da educação popular e gestão democrática na construção e emancipação do sujeito. O estudo foi desenvolvido por meio do relato de vivências e experiências, na ... -
Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas
(2019)O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a Gestão Democrática da Escola/Educação Infantil Pública e analisar de que forma as educadoras articulam a concepção de gestão ao desenvolvimento de suas ... -
O processo de inclusão da criança com transtorno mental na educação infantil
(2018)O presente estudo tem como tema o processo de inclusão de criança com Transtorno Mental na Educação Infantil. Tendo como objetivo geral: analisar o processo de inclusão de Pessoa com Transtorno Mental em seus limites e ... -
O tempo e espaço na educação infantil : acompanhamento de casos nas séries iniciais na rede municipal de ensino em Paranaguá
(2018)Este artigo apresenta uma discussão sobre a influência do tempo e do espaço físico no desenvolvimento da criança de 4 a 5 anos, tendo como finalidade discutir a importância do espaço físico no desenvolvimento e aprendizagem ...