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    Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas

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    R - E - CAROLINE LOBO SANTOS DE QUEIROZ.pdf (1.048Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Queiroz, Caroline Lobo Santos de
    Metadata
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    Resumo
    O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a Gestão Democrática da Escola/Educação Infantil Pública e analisar de que forma as educadoras articulam a concepção de gestão ao desenvolvimento de suas práticas pedagógicas no interior de um Centro municipal de educação Infantil de Paranaguá. O artigo aborda inicialmente a concepção de gestão, discute a gestão de uma educação pública para a infância e apresenta a análise das entrevistas realizadas com cinco educadoras infantis da Rede municipal de Paranaguá. A pesquisa é de cunho qualitativo, portanto os dados coletados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada. O aporte teórico para embasar a análise dos dados foi constituído por autores como (PARO, 2000, 2012), (SOUZA, 2005), (MARAFON, 2012), (OLIVEIRA, 2011), bem como a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional 9394/96, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2013), entre outros. Após entender os princípios de uma Educação para Infância no contexto da Gestão Democrática, as entrevistas foram analisadas e a partir delas foi possível compreender que embora as educadoras conheçam alguns princípios dessa forma de gestão e até os utilizem em suas práticas, a maioria delas não o fazem de forma reflexiva, portanto, não articulam a intencionalidade de uma educação democrática e transformadora ao desenvolvimento de suas práticas pedagógicas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/79698
    Collections
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão [84]

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