Contribuições da educação popular e gestão democrática para construção e emancipação dos sujeitos : um olhar para as práticas pedagógicas
Resumo
Este artigo tem por objetivo problematizar as contribuições da educação popular e gestão democrática na construção e emancipação do sujeito. O estudo foi desenvolvido por meio do relato de vivências e experiências, na multiplicação de saberes, durante um curso de extensão onde foi desenvolvido um processo de multiplicação junto a profissionais da educação, alunos de graduação, magistério e líderes comunitários. Com propostas a partir de analises e busca em prol da transformação do sujeito a partir de uma consciência crítica de sua realidade durante encontros e reuniões três dias por semana. Visando o empoderamento do sujeito para que este torne-se protagonista de sua história, transformando sua realidade e assim a sua comunidade. O estudo apontou para tais possibilidades, por meio da reflexão das práticas pedagógicas que se preocupam em humanizar o ensino e aprendizagem do educando para a vida em sociedade. Criando e discutindo as considerações e significados da relação entre concepção de Educação Popular e gestão Democrática, na construção de saberes com relevância, onde e como buscar respostas, que auxiliem em seus objetivos por lutar a procura de seus direitos apoderando-se de saberes e assim modificar a sua realidade e transformar sua comunidade.