Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 49
Nucleação das escolas do campo do município de Paranaguá
(2015)
Este texto relata a situação de algumas comunidades do Campo, no município de Paranaguá, que tiveram suas escolas fechadas devido à falta de interesse e comprometimento do poder público que na intenção de reduzir custos, ...
As provas
(2015)
Este artigo traz um recorte das vivências tidas em cinco realidades diferentes por uma professora recém-formada e ingressa na rede estadual de ensino, pelo Processo Seletivo Simplificado, o chamado PSS. A narrativa segue ...
A realidade do campo em Antonina e no Litoral do Paraná : relato de experiência
(2015)
Este estudo é um relato de experiência entre docentes da rede pública estadual e municipal de ensino de Antonina com a realidade das comunidades rurais de Antonina-PR. O objetivo deste trabalho é apresentar a realidade do ...
A educação infantil no município de Colombo
(2015)
O grupo de trabalho GEPDI (Gestão de Processos Diversidade e Inclusão) realizou ações no município de Colombo, destinado aos educadores de diversos departamentos e de todas as etapas de ensino cujo intuito foi pensar a ...
A hiperatividade e os jogos lúdicos como estratégia para a aprendizagem
(2015)
Com frequência os professores encontram em suas turmas crianças agitadas, hiperativas, que não conseguem manter a atenção focalizada nas atividades escolares que exigem concentração mais profunda ou por mais tempo. Esse ...
A experiência como motivadora da curiosidade e criatividade docente na adaptação de jogos e brincadeiras
(2015)
A temática escolhida para multiplicação do curso Gpedi ( Gestão de Processos de Ensino Aprendizagem e Inclusão) se justifica pelo fato de considerar de suma importância oportunizar a tomada de consciência dos docentes sobre ...
O lúdico e o brincar na educação infantil
(2015)
O presente artigo tem por objetivo abordar que o lúdico e o brincar na Educação Infantil são estímulos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da aprendizagem e da construção do conhecimento da criança ...
A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais
(2015)
Resumo: A evolução social abriu as portas da escola para a inclusão. A escola deve estar preparada para acolher as diferenças. No entanto, nem sempre a formação do professor é apropriada para entender e superar todas as ...
Preconceito e discriminação contra as religiões ditas de matriz africana no município de Irati
(2015)
O presente trabalho analisa a questão da intolerância religiosa às religiões de matrizes africanas na cidade de Irati - PR, as quais devem ser vistas como uma violação ao direito à liberdade religiosa, incluindo a liberdade ...
Educação do campo : um olhar sobre Almirante Tamandaré
(2015)
O artigo em questão estuda a educação do campo em Almirante Tamandaré enquanto uma realidade, pautando a discussão a partir de algumas leis que envolveram a educação desde o período imperial. O enfoque se dá em compreender ...