Browsing Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão by Title
Now showing items 1-20 of 85
-
Alfabetização e letramento na educação infantil : oportunizando um espaço na leitura e escrita para o Ensino Fundamental I
(2015)Resumo : O presente trabalha tem como tema central o letramento na educação infantil, considerando a escrita e a leitura como objeto facilitador para o início do ensino fundamental I. O principal objetivo da pesquisa foi ... -
Alternativa pedagógica no CMEI Antonio Tortato em Paranaguá : interação de crianças com a natureza
(2018)O presente artigo discorre sobre um estudo de caso de um projeto educacional alternativo chamado Horta - Vida Saudável. O projeto é elaborado a partir de uma prática pedagógica alternativa que visa despertar nas crianças ... -
Angústias docentes no processo de inclusão discente
(2015)A inclusão está presente como demanda e função em todas as escolas públicas ou privadas deste país, pois em seu artigo 205 a Constituição Federal dá a garantia do acesso à escola comum a todos, sem discriminação de nenhuma ... -
Aplicação da Biologia do Amor de Humberto Maturana no curso GPEDI em Antonina, PR
(2015)Este estudo é um relato das sínteses das aprendizagens experimentadas ao longo da efetivação da multiplicação do Curso GPEDI (Gestão em Processo de Educação, Diversidade e Inclusão), ofertado pela UFPR Litoral, no município ... -
Apostilas na educação infantil no município de Paranaguá
(2015)O uso de apostilas no ensino das crianças na educação infantil é muito polêmico, alguns educadores e estudiosos posicionam-se a favor, que assim a criança começa desde cedo a aprender e lhe é apresentado formalmente à ... -
Aprendizagem por projetos como possibilidade de inovação metodológica em educação
(2015)[não há resumo] -
Autismo : o papel do professor no auxilio do desenvolvimento da linguagem oral e na socialização
(2018)Este estudo relata alguns olhares de professores do ensino regular que participaram do grupo de multiplicação do GPEDI, do polo da Escola Municipal "Professor João Rocha dos Santos" sobre a realidade da inclusão escolar ... -
Breves reflexões a respeito da educação do campo a partir do GPEDI : a educação do campo é verdadeiramente do campo em Paranaguá?
(2018)Este artigo tem por objetivo fazer uma breve reflexão sobre a Educação do Campo no Brasil e em Paranaguá, a partir da multiplicação da especialização "Gestão Em Processos da Educação, Diversidade e Inclusão" da UFPR Litoral, ... -
A comunidade escolar como território da formação continuada dos professores da Escola Municipal Heinz Wittitz no município de Guaratuba - PR
(2015)Diante da necessidade de aproximação da Universidade dos saberes das comunidades, o presente artigo pretendeu avaliar primeiramente o papel da comunidade escolar no processo de fortalecimento do capital social (identidades ... -
Conferência local do campo em Araucária : um instrumento de gestão democrática
(2018)O presente trabalho se propôs a identificar como uma proposta emancipatória de ensino pautada na "multiplicação" do conhecimento, foi realizada em 3 Unidades de Educação Infantil do campo, apresentou como os profissionais ... -
Conhecendo práticas docentes que favorecem a inclusão
(2015)A maneira como o cidadão com deficiência era inserido socialmente foi sendo modificada com o passar do tempo. De um passado de não reconhecimento e por vezes abandono à morte, temos hoje em dia políticas de respeito, ... -
A contação de histórias na educação infantil
(2015)A criança deve saber o quanto a aproximação dos livros influência no entretenimento, nas interpretações das histórias contadas e no prazer proporcionado pelas narrativas, relacionando-as com as ações e atividades do ... -
Contribuição da literatura oral para o resgate da memória local
(2015)Resumo : Este estudo é um relato das sínteses das aprendizagens experimentadas e coletivamente construídas com extensionistas do curso GPEDI- Gestão e Processos de Educação, Diversidade e Inclusão da UFPR- Setor Litoral ... -
Contribuições da educação popular e gestão democrática para construção e emancipação dos sujeitos : um olhar para as práticas pedagógicas
(2018)Este artigo tem por objetivo problematizar as contribuições da educação popular e gestão democrática na construção e emancipação do sujeito. O estudo foi desenvolvido por meio do relato de vivências e experiências, na ... -
A criança autista na educação infantil
(2018)Este artigo apresentou um estudo de caso que também intitula este estudo sobre Percepção de Detecção dos Transtornos Invasivos, Transtornos Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Pesquisa bibliográfica, qualitativa ... -
A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem
(2018)Este trabalho destaca a importância das brincadeiras e jogos lúdicos no processo de aprendizagem no contexto escolar do ensino infantil. Foi desenvolvido a partir de pesquisa de campo feita em escolas municipais situadas ... -
Da gestão democrática ao respeito á infância : por uma educação pelo movimento
(2018)O presente estudo tem por objetivo tecer algumas considerações à atual forma de organização escolar, que vive e se relaciona intimamente com os pressupostos da educação bancária e é também, uma proposta de organização ... -
O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela
(2018)Este trabalho tem por finalidade problematizar a importância da Libras no contato do ouvinte com o surdo e os desafios a prática pedagógica em sala de aula a fim de diminuir as barreiras entre o sujeito surdo e o sujeito ...