Browsing Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão by Issue Date
Now showing items 1-20 of 85
-
Infância, intervenção e ludicidade na educação infantil
(2013)Este artigo é o resultado da experiência vivenciada no curso de Gestão e Processos de Educação da Infância, realizado com professores da rede publica privada e tutores da rede Municipal de Itaperuçu, com orientações dos ... -
Sou criança respeite minha infância
(2013)Este artigo tem por finalidade, demonstrar por meio de um relato de experiência os resultados obtidos, após a intervenção proposta pelo Grupo de Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão,constituído por docentes ... -
Educação, sustentabilidade e desenvolvimento local
(2013)Ao abordar questões que envolvam a problemática e questionamentos que permeiam o assunto inclusão, é evidente que em todos os aspectos, esferas e concepções sociais, de formação dos grupos de indivíduos caracterizados como ... -
Valorização da cultura quilombola do João Surá
(2014)O artigo tem por objetivo expor a herança cultural de um patrimônio simbólico representado pela Sr.ª Joana Andrade Pereira (79anos). Visa identificar e valorizar as brincadeiras, contos, músicas e religiosidade de sua ... -
Nucleação das escolas do campo do município de Paranaguá
(2015)Este texto relata a situação de algumas comunidades do Campo, no município de Paranaguá, que tiveram suas escolas fechadas devido à falta de interesse e comprometimento do poder público que na intenção de reduzir custos, ... -
As provas
(2015)Este artigo traz um recorte das vivências tidas em cinco realidades diferentes por uma professora recém-formada e ingressa na rede estadual de ensino, pelo Processo Seletivo Simplificado, o chamado PSS. A narrativa segue ... -
A realidade do campo em Antonina e no Litoral do Paraná : relato de experiência
(2015)Este estudo é um relato de experiência entre docentes da rede pública estadual e municipal de ensino de Antonina com a realidade das comunidades rurais de Antonina-PR. O objetivo deste trabalho é apresentar a realidade do ... -
A educação infantil no município de Colombo
(2015)O grupo de trabalho GEPDI (Gestão de Processos Diversidade e Inclusão) realizou ações no município de Colombo, destinado aos educadores de diversos departamentos e de todas as etapas de ensino cujo intuito foi pensar a ... -
A hiperatividade e os jogos lúdicos como estratégia para a aprendizagem
(2015)Com frequência os professores encontram em suas turmas crianças agitadas, hiperativas, que não conseguem manter a atenção focalizada nas atividades escolares que exigem concentração mais profunda ou por mais tempo. Esse ... -
A experiência como motivadora da curiosidade e criatividade docente na adaptação de jogos e brincadeiras
(2015)A temática escolhida para multiplicação do curso Gpedi ( Gestão de Processos de Ensino Aprendizagem e Inclusão) se justifica pelo fato de considerar de suma importância oportunizar a tomada de consciência dos docentes sobre ... -
O lúdico e o brincar na educação infantil
(2015)O presente artigo tem por objetivo abordar que o lúdico e o brincar na Educação Infantil são estímulos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da aprendizagem e da construção do conhecimento da criança ... -
A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais
(2015)Resumo: A evolução social abriu as portas da escola para a inclusão. A escola deve estar preparada para acolher as diferenças. No entanto, nem sempre a formação do professor é apropriada para entender e superar todas as ... -
Preconceito e discriminação contra as religiões ditas de matriz africana no município de Irati
(2015)O presente trabalho analisa a questão da intolerância religiosa às religiões de matrizes africanas na cidade de Irati - PR, as quais devem ser vistas como uma violação ao direito à liberdade religiosa, incluindo a liberdade ... -
Educação do campo : um olhar sobre Almirante Tamandaré
(2015)O artigo em questão estuda a educação do campo em Almirante Tamandaré enquanto uma realidade, pautando a discussão a partir de algumas leis que envolveram a educação desde o período imperial. O enfoque se dá em compreender ... -
Metodologias de ensino na educação infantil : desafios na educação infantil
(2015)Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as possíveis práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil. Foi realizado um levantamento referente às práticas de ensino em um CMEI, localizado na região de ... -
Gestão democratica na escola publica
(2015)A discussão sobre Gestão Democrática na Educação Pública vem sendo cada vez maior. A cada momento que passa fica mais evidente a necessidade da participação da comunidade escolar na gestão de um sistema de ensino, seja ... -
Contribuição da literatura oral para o resgate da memória local
(2015)Resumo : Este estudo é um relato das sínteses das aprendizagens experimentadas e coletivamente construídas com extensionistas do curso GPEDI- Gestão e Processos de Educação, Diversidade e Inclusão da UFPR- Setor Litoral ... -
Metodologia inovadora
(2015)Resumo: O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas ... -
Inclusão escolar : um novo olhar sobre os alunos de inclusão
(2015)O trabalho propõe uma reflexão sobre a socialização e aprendizagem em inclusão dos alunos na escola inclusiva, fazendo com que os professores reflitam sobre a importância de uma educação inclusiva para a emancipação dos ...