O tempo e espaço na educação infantil : acompanhamento de casos nas séries iniciais na rede municipal de ensino em Paranaguá
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre a influência do tempo e do espaço físico
no desenvolvimento da criança de 4 a 5 anos, tendo como finalidade discutir a
importância do espaço físico no desenvolvimento e aprendizagem da criança, bem
como as interações entre os pares e o papel do educador nos espaços oferecidos
para a criança. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica,
considerados os seus principais referenciais teóricos Carvalho Réggio (2001, 2003) e
Gandini (2002, 2012): Os espaços que se constituem dentro do contexto da educação
infantil devem ser preparados para criança respeitando o direito que toda criança tem
de buscar construir a sua autonomia, sua identidade bem como, o seu próprio
conhecimento e ao educador infantil cabe o papel de alguém que reconhece a sua
verdadeira e importante função dentro dos espaços, participando como alguém que
por ser mais experiente tem muito a planejar, intervir, mediar e proporcionar aos seus
educando.