Escola do campo : práticas pedagógicas em salas multisseriadas
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar as ações pedagógicas nas escolas do campo, em especial as salas multisseriadas. Usando, como metodologia, pesquisas em materiais sobre o tema e aqui referenciadas bibliograficamente. As escolas do campo estão cada vez mais presentes na realidade da Educação Mundial, embora seja pouco retratada e que não haja políticas públicas intensas voltadas a ela. As salas multisseriadas são tachadas como sinônimos de retardo e pouca qualidade, já que se formam de turmas compostas de várias séries/anos, que possuem apenas um professor. Estas são geralmente situadas em comunidades rurais, às vezes com estruturas físicas e/ou materiais suscetíveis. Porém, o ensino nessas turmas pode ser de qualidade, desde que tenha condições físicas e pedagógicas para isso. Ressaltando que a ação pedagógica do professor é construída tanto de conhecimentos acadêmicos, quanto pelas experiências da prática, mais em especial através dos saberes vivido em seu meio. É a junção desses fatores, que ajudará na construção de uma prática metodológica que melhore a qualidade de ensino nas salas multisseriadas.