Dissertações
Navegar por
Submissões recentes
-
Letramento digital e formação de professores em contexto : diálogos entre a prática pedagógica e as múltiplas concepções de cibercultura
(2019)Resumo: Esta investigação insere-se na linha de pesquisa – Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Objetiva-se ... -
Professores no tempo integral ressignificando suas práticas em matemática no momento da organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental
(2025)Resumo: Esta pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada em uma escola pública do município de Curitiba. O estudo tem por objetivo "Conhecer como os professores que atuam na Educação em Tempo Integral compreendem e ... -
A formação do leitor literário : narrativas (auto)biográficas de professores que atuam nos anos iniciais
(2025)Resumo: Esta pesquisa investiga a formação do leitor literário a partir das narrativas (auto)biográficas de professores dos anos iniciais em uma escola pública de tempo integral. Em um percurso que entrelaça reflexão, ... -
Rádio-escola : letras no ar! Ler, escrever e comunicar!
(2025)Resumo: Este estudo investiga o potencial educativo da rádio-escola no processo de alfabetização, oralidade e multiletramento nos anos iniciais da Educação Básica. A pesquisa busca compreender os sentidos atribuídos pela ... -
Discursos de professores de educação física sobre as tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental
(2025)Resumo: A Educação Física Escolar desempenha papel estratégico na formação dos estudantes, ao utilizar o movimento corporal como meio de favorecer o desenvolvimento físico, motor e social. Suas práticas são fundamentais ... -
Do acolhimento ao pertencimento : a prática docente da escuta nos anos finais do ensino fundamental
(2025)Resumo: Escutar no contexto educacional, vai além do simples ato de ouvir: é uma atitude intencional e sensível de acolhimento do outro, que envolve empatia, atenção genuína e abertura, promovendo a construção compartilhada ... -
Desnaturalizando estereótipos de gênero na escola : método recepcional e literatura infantil
(2025)Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no contexto de uma escola da Rede Municipal de Curitiba, orientada pelo Método Recepcional. O estudo teve como objetivo investigar o uso de textos de literatura ... -
Experiência escolar de crianças com TDAH
(2025)Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é, atualmente, considerado o transtorno do desenvolvimento infantil mais diagnosticado, segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA, 2022). ... -
Desafios na vida escolar do jovem e adulto com deficiência visual
(2025)Resumo: O presente estudo objetivou investigar as práticas educativas com utilização de materiais didáticos adaptados, que promovem o desenvolvimento humano, a inclusão cidadã e a autonomia de jovens e adultos estudantes ... -
A creche no município de Colombo/PR : entre o direito das crianças e a valorização das educadoras
(2025)Resumo: A presente pesquisa buscou compreender o exercício da docência na relação com os direitos das crianças à creche em Colombo/PR, evidenciando os desafios históricos e sociais que permeiam as concepções atribuídas às ... -
Influências das emoções em participantes da segunda licenciatura em alemão PARFOR/UFPR
(2024)Resumo: A pesquisa objetiva analisar a influências das emoções em professores da educação básica em busca da segunda licenciatura em alemão PARFOR/UFPR. Neste intuito amparo-me no trabalho desenvolvido por Camargo (2004), ... -
Práticas pedagógicas e o currículo da EJA : desvelando o que é estabelecido e o que é vivido
(2024)Resumo: Este estudo resultou de uma pesquisa qualitativa que se concentrou em analisar como se desdobram as práticas pedagógicas na EJA a partir da atualização das orientações curriculares na Rede Municipal de Curitiba, ... -
Discurso de professores sobre suas experiências com o Farol do Saber e Inovação Móvel no Projeto Pesquisa-Ação na Escola (PAE)
(2025)Resumo: Esta pesquisa teve como ponto de partida a inquietação da pesquisadora diante das inovações implementadas na Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC). No ano de 2022, a unidade escolar em que ... -
Da sombra da mangueira à escola de tempo integral : saber-se docente em diálogos com Paulo Freire
(2024)Resumo: Partindo da premissa de que a ampliação do tempo escolar pode criar oportunidades para implementar práticas pedagógicas que rompem com a concepção tradicional de ensino em que o professor é o único detentor do ... -
Construindo consignas no ensino de inglês para crianças de uma escola pública de Curitiba
(2024)Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem do inglês com crianças do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Curitiba, no programa de extensão de carga horária Curitibinhas ... -
As imagens do livro didático : lições curitibanas na construção do mito urbano
(2000)Não inclui Resumo -
O tensionamento entre a regulação e a emancipação na educação infantil em Paranaguá
(2024)Resumo: Esse texto apresenta a pesquisa de mestrado que foi guiada pela busca de compreender como é possível construir uma prática docente emancipatória na Educação Infantil. Para tanto, definiu-se como objetivo analisar ... -
Proposta pedagógica com abordagem do desenho universal para aprendizagem para o ensino fundamental - anos iniciais : letramento matemático e a construção do conceito de número
(2024)Resumo: A matemática está presente no cotidiano de todas as pessoas antes mesmo de frequentarem a escola. Apesar desse contato inicial, muitos estudantes enfrentam dificuldades com esta disciplina ao iniciar sua vida ... -
Propostas de atividades pautadas no desenho universal para aprendizagem para avaliação de habilidades matemáticas no atendimento educacional especializado
(2024)Resumo: A pesquisa foi realizada com estudantes que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas áreas visual, pedagógica e de altas habilidades/superdotação. O estudo tem como foco a análise do desenvolvimento ...