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    Professores no tempo integral ressignificando suas práticas em matemática no momento da organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental

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    R - D - MARIA CRISTINA PEREIRA SCHUERTZ.pdf (2.689Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Schuertz, Maria Cristina Pereira
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada em uma escola pública do município de Curitiba. O estudo tem por objetivo "Conhecer como os professores que atuam na Educação em Tempo Integral compreendem e desenvolvem suas práticas pedagógicas de Matemática durante os processos de formação realizados no âmbito da Organização do Trabalho Pedagógico (OTP)". O momento da OTP, no município de Curitiba, ocorre no ambiente escolar, com quatro datas previstas em calendário e com a duração de duas horas cada. Esta ação formativa é destinada aos professores que realizam as práticas educativas, tendo a equipe gestora da escola e o professor articulador como responsáveis pela organização das temáticas a serem trabalhadas na OTP. O trabalho com a educação integral se caracteriza por meio de oficinas pedagógicas, as quais se articulam entre o Currículo do Ensino Fundamental e o Referencial da Educação Integral em Tempo Ampliado. A investigação ocorreu com a participação de três professoras que atuavam com as Práticas de Matemática no tempo ampliado. Utilizaram-se como instrumentos de produção de dados: entrevistas semiestruturadas, bem como um diário de campo contendo os registros das observações durante a realização da OTP nesse contexto escolar. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e originou duas categorias a priori e uma categoria emergente, sendo elas, respectivamente, a Formação Continuada de Professores e as Práticas Educativas e Tempo. A partir da análise dos dados, constatou-se que a formação continuada dos professores no tempo integral, no município de Curitiba, apresenta lacunas importantes que precisam ser repensadas a partir do ambiente escolar. As professoras participantes evidenciaram que a formação continuada precisa dialogar com a realidade da instituição escolar, juntamente com um tecer de possibilidades que agreguem em suas práticas educativas. Entre os resultados, destaca-se o Tempo Integral, pois, por meio dele, evidencia-se como a escuta ativa no momento da OTP possibilita transformações nas práticas educativas dos professores. O tempo na educação integral tem uma dimensão pedagógica muito importante e que exige uma ressignificação do tempo como espaço de aprendizagem. Ele deve ser vivido por meio de experiências que ampliem os conhecimentos e permitam diferentes possibilidades de aprender. É evidente que, frente ao Currículo do Ensino Fundamental articulado com o Referencial da Educação no Tempo Ampliado, o tempo precisa se entrelaçar com a dimensão do desenvolvimento dos estudantes integralmente. O momento da OTP se caracteriza como uma ação formativa importante no contexto da educação integral, a qual precisa ainda ser ampliada com maior qualidade na sua oferta. Entende-se que quatro datas previstas em calendário, com a duração de duas horas cada, são inviáveis para o que se almeja para a educação no Tempo Integral
     
    Abstract: This qualitative research was conducted at a public. school in the city of Curitiba. The study aims to "understand how teachers working in Full-Time Education understand and develop their Mathematics pedagogical practices during the training processes carried out within the scope of the Organization of Pedagogical Work (OPW)". In Curitiba, the OPW moment takes place in the school environment, and consists of four scheduled sessions lasting two hours each. This training activity is intended for teachers who carry out educational practices. The school management team and the coordinating teacher are responsible for organizing the topics to be covered in the OPW. The work with full-time education is characterized by pedagogical workshops, as they connect the Elementary School Curriculum and the ExtendedTime Education Framework. The research involved the participation of three teachers who worked with Extended-Time Mathematics Practices. The following data production instruments were used: semi-structured interviews, as well as a field diary containing records of observations during the OPW in this school context. Data analysis was performed using Discursive Textual Analysis (DTA) and resulted in two a priori categories and one emergent category: Continuous Teacher Formation, Educational Practices, and Time, respectively. The data analysis revealed that continuous education for full-time teachers in the city of Curitiba presents significant gaps that need to be reconsidered from a school perspective. The participating teachers highlighted that continuous education needs to engage with the realities of the school institution, along with a range of opportunities that enhance their educational practices. Among the results, Full-Time education stands out, as it demonstrates how active listening during the OPW enables transformations in teachers' educational practices. Time in full-time education has a crucial pedagogical dimension and requires a redefinition of time as a learning space. It should be lived through experiences that expand knowledge and allow for different learning possibilities. It is clear that, given the Elementary School Curriculum articulated with the Extended-Time Education Framework, time must be intertwined with the dimension of students' development. The OPW moment is characterized as an important formative activity in the context of full-time education, which still needs to be expanded with higher quality. It is understood that four scheduled dates, each lasting two hours, are unfeasible for the desired full-time education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99147
    Collections
    • Dissertações [217]

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