Do acolhimento ao pertencimento : a prática docente da escuta nos anos finais do ensino fundamental
Resumo
Resumo: Escutar no contexto educacional, vai além do simples ato de ouvir: é uma atitude intencional e sensível de acolhimento do outro, que envolve empatia, atenção genuína e abertura, promovendo a construção compartilhada do conhecimento e o fortalecimento das relações no ambiente escolar. Esta pesquisa tem como base teórica os estudos de Freire (1996), Malaguzzi (1999) e Soek (2023), que compreendem a escuta como um elemento central na formação docente e na construção de uma pedagogia humanizadora. Freire (1996) entende a escuta como um ato profundamente ético e político, fundamental à prática docente, pois é por meio do diálogo e da abertura ao outro que se constrói uma educação crítica, transformadora e libertadora. Malaguzzi (1999) propõe uma visão de educador atento às múltiplas linguagens, reconhecendo a escuta como base para experiências pedagógicas significativas e respeitosas das singularidades. Já Soek (2023) inspira ao mostrar como a escuta pode se transformar em acolhimento e fortalecer o sentimento de pertencimento no espaço escolar. Apesar da relevância do tema, a escuta docente ainda é pouco explorada nas pesquisas brasileiras, particularmente no segmento dos anos finais do Ensino Fundamental. Com o objetivo de compreender como essa prática se manifesta no cotidiano escolar, esta pesquisa foi realizada com 30 professores dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em uma escola pública da rede municipal de Curitiba. A coleta de dados ocorreu ao longo de cinco encontros de grupo focal, e os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados empíricos revelam que os docentes percebem a escuta como uma prática pedagógica potente, que contribui para o fortalecimento dos vínculos com os estudantes, favorece a mediação de conflitos, amplia o diálogo e promove um ambiente escolar mais afetivo, democrático e participativo. A escuta pedagógica, nesse sentido, se apresenta como um gesto ético e transformador, capaz de humanizar os processos educativos e enriquecer as práticas pedagógicas Abstract: Listening, in the educational context, goes beyond the simple act of hearing: it is an intentional and sensitive attitude of welcoming the other, involving empathy, genuine attention, and openness, promoting the shared construction of knowledge and the strengthening of relationships within the school environment. This research is theoretically grounded in the studies of Freire (1996), Malaguzzi (1999), and Soek (2023), who understand listening as a central element in teacher education and in the construction of a humanizing pedagogy. Freire (1996) views listening as a profoundly ethical and political act, essential to teaching practice, as it is through dialogue and openness to the other that critical, transformative, and liberating education is built. Malaguzzi (1999) proposes a vision of the educator as attentive to multiple languages, recognizing listening as the foundation for meaningful pedagogical experiences that respect individual uniqueness. Soek (2023), in turn, provides inspiration by showing how listening can be transformed into a welcoming act that strengthens the sense of belonging within the school space. Despite the relevance of the topic, teacher listening is still underexplored in Brazilian research, particularly in the context of the final years of elementary education. Aiming to understand how this practice manifests in daily school life, this study was conducted with 30 teachers from the final years of elementary school (6th to 9th grades) at a public municipal school in Curitiba. Data collection took place over five focus group meetings, and the data were analyzed using Content Analysis (Bardin, 2011). The empirical results reveal that teachers perceive listening as a powerful pedagogical practice that contributes to strengthening bonds with students, facilitates conflict mediation, enhances dialogue, and fosters a more affective, democratic, and participatory school environment. In this sense, teacher listening emerges as an ethical and transformative gesture, capable of humanizing educational processes and enriching pedagogical practices
Collections
- Dissertações [212]