O trabalho docente e as relações étnico-raciais na educação física em escolas estaduais de Curitiba
Resumo
Resumo: Esta pesquisa teve delineamento exploratório qualitativo com o objetivo deanalisar a forma como a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais écontemplada na disciplina de Educação Física em escolas estaduais de Curitiba.Considerando a atribuição da disciplina de Educação Física em trabalhar com acultura corporal, uma pergunta se faz necessária: como se dá o trabalho docente eas relações étnico-raciais na Educação Física em escolas públicas? Para atenderao objetivo proposto foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com os noveprofessores, um de cada setor do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, bemcomo análise dos seus Planos de Trabalho Docente (PTD) e do Projeto PolíticoPedagógico da escola (PPP). Os dados coletados foram submetidos à uma análisedocumental interpretativa e subjetiva no caso do PPP e PTD e Análise de Conteúdona perspectiva de Bardin (2016) no caso da entrevista. Como resultado de pesquisaobteve-se que, apesar de constar na maioria dos PPPs das escolas, o tema étnicoracial,em geral, não aparece mencionado no PTD, documento autoral dosprofessores. Isso ocorre, segundo a entrevista, pelo fato dos professores, em suamaioria, admitirem que não trabalham com as questões étnico-raciais de umamaneira específica e planejada em algum conteúdo e sim na sua prática cotidiana,conforme acontecem situações que suscitam essa discussão. Quando mencionadoalgum trabalho já relacionado com o tema, os conteúdos mais abordados foram naslutas (capoeira) e na dança (dança afro, danças folclóricas e danças circulares),entretanto, quase todos os trabalhos mencionados foram esparsos e realizados emanos anteriores, não no ano atual. Assim, observa-se que a Educação das RelaçõesÉtnico-Raciais na Educação Física das escolas estaduais de Curitiba vemacontecendo atualmente através do currículo oculto e não é contemplada nosplanejamentos dos docentes. A grande limitação apontada pelos professores paraa realização do trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais é a falta deformação inicial e continuada, o que gera uma sensação de não estar preparadopara tratar adequadamente do assunto, medo de cometer equívocos e, muitasvezes, faz com que os professores enxerguem essa temática como algo externo enão como algo que pode estar inserido e contextualizado nos conteúdosestruturantes da disciplina. Observou-se também que a maioria dos docentes querelataram alguma experiência com as questões étnico-raciais afirmou que elaprovinha das discussões da Equipe Multidisciplinar da escola e que, infelizmente,as Equipes vêm sofrendo uma desvalorização com o passar dos anos. A partirdisso, destacamos a importância de uma melhor formação e da valorização dasEquipes Multidisciplinares enquanto instâncias do trabalho escolar legitimadascomo espaço de debates, estratégias e ações pedagógicas que fortaleçam aimplementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e das Diretrizes CurricularesNacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de Históriae Cultura Afro-Brasileira dentro do ambiente escolar. De acordo com essesresultados foram apontadas contribuições para o trabalho docente e sugestões quepodem vir a contribuir na ampliação da discussão da temática étnico-racial nadisciplina de Educação Física, sempre em consonância com a legislação vigente. Abstract: This research had a qualitative exploratory design with the objective ofanalyzing the way the theme of Education of Ethnic-Racial Relations is contemplatedin the discipline of Physical Education in state schools of Curitiba. Considering theattribution of the Physical Education discipline to work with body culture, a questionis necessary: how does teaching work and ethnic-racial relations take place inPhysical Education in public schools? To meet the proposed objective, semistructuredinterviews were used with nine teachers, one from each sector of theRegional Education Center of Curitiba, as well as analysis of their Teaching WorkPlans (TWP) and the school's Political Pedagogical Project (PPP). The collecteddata were submitted to an interpretative and subjective documentary analysis in thecase of PPP and TWP and Content Analysis from the perspective of Bardin (2016)in the case of the interview. As a result of the research, it was found that, despiteappearing in most school PPPs, the ethnic-racial theme, in general, does not appearmentioned in the TWP, teacher’s authorial document. This occurs, according to theinterview, due to the fact that the majority of the professors admit that they do notwork with ethnic-racial issues in a specific and planned way in some content, but intheir daily practice, as situations that give rise to this discussion happen. Whenmentioning some work already related to the theme, the most discussed contentswere in fights (capoeira) and dance (afro dance, folk dances and circular dances),however, almost all the works mentioned were sparse and performed in previousyears, not in the current year. Thus, it is observed that the Education of Ethnic-RacialRelations in Physical Education of the state schools of Curitiba has been happeningcurrently through the hidden curriculum and is not included in the teachers' plans.The major limitation pointed out by teachers for carrying out work with the Educationof Ethnic-Racial Relations is the lack of initial and continuing training, whichgenerates a feeling of not being prepared to adequately deal with the subject, fearof making mistakes and, many times, it makes teachers see this theme as somethingexternal and not as something that can be inserted and contextualized in thestructuring contents of the discipline. It was also observed that the majority ofteachers who reported some experience with ethnic-racial issues stated that it camefrom the discussions of the school's Multidisciplinary Team and that, unfortunately,the Teams have suffered a devaluation over the years. From this, we highlight theimportance of better training and the valuation of Multidisciplinary Teams asinstances of school work legitimized as a space for debates, strategies andpedagogical actions that strengthen the implementation of Laws 10.639/03 and11.645/08 and the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-RacialRelations and for the teaching of Afro-Brazilian History and Culture within the schoolenvironment. According to these results, contributions to the teaching work andsuggestions that may contribute to broadening the discussion of the ethnic-racialtheme in Physical Education discipline were pointed out, always in line with current legislation.
Collections
- Dissertações [179]