A creche no município de Colombo/PR : entre o direito das crianças e a valorização das educadoras
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Data
2025Autor
Laurido, Nicole Antonia de Toledo
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Resumo: A presente pesquisa buscou compreender o exercício da docência na relação com os direitos das crianças à creche em Colombo/PR, evidenciando os desafios históricos e sociais que permeiam as concepções atribuídas às profissionais que atuam nas creches do município, bem como das crianças de 0 a 3 anos que residem na cidade. Foi questionado como é concebida a vaga nas creches, como um direito ou um favor, analisando como essas percepções causam impactos nas políticas públicas e no papel social da Educação Infantil. A investigação apoiou-se numa perspectiva da visão da infância como uma categoria estrutural (Qvortrup, 2010), plural e histórico-social (Sarmento, 2005) com sujeitos que possuem direitos, bem como da importância da oferta de formação inicial e continuada para as profissionais que atual na Creche, na busca de ressignificar o papel da instituição e da docência na Educação Infantil (Cerisara, 2002). Fundamentou-se também em normativas legais, como a Constituição Federal de 1988, a LDB de 1996 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Foi adotada para a pesquisa uma abordagem mista, combinando dados qualitativos e quantitativos. Os instrumentos de coleta de dados selecionados foram, respectivamente: revisão sistemática da literatura, análise documental, questionários, coleta de dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) e pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Colombo no site da prefeitura e entrevistas com 15 educadoras das instituições participantes. As discussões foram conduzidas com a articulação dos dados obtidos por meio da análise de conteúdo no modelo de Núcleos de Significação (Aguiar e Ozella, 2006; 2013). Como resultados das discussões, foram estabelecidos três núcleos, que revelaram aspectos como: a confusão de papéis entre educadora e assistente de aluno, a falta de formação e valorização das profissionais e a necessidade do investimento do município para a ampliação de vagas para a infraestrutura das creches de Colombo/PR Abstract: This research sought to understand the practice of teaching in relation to children's rights to daycare in Colombo, Paraná, highlighting the historical and social challenges that permeate the conceptions attributed to professionals working in the city's daycare centers, as well as to children aged 0 to 3 years who reside in the city. The study questioned how daycare places are perceived, as a right or a favor, analyzing how these perceptions impact public policies and the social role of Early Childhood Education. The research was based on the perspective of childhood as a structural category (Qvortrup, 2010), plural, and historical-social (Sarmento, 2005) with subjects who have rights, as well as the importance of offering initial and continuing education for professionals working in daycare centers, seeking to redefine the role of the institution and teaching in Early Childhood Education (Cerisara, 2002). The study was also based on legal regulations, such as the 1988 Federal Constitution, the 1996 LDB (Brazilian Basic Law), and the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI). A mixed-method approach was adopted for the research, combining qualitative and quantitative data. The selected data collection instruments were, respectively: a systematic literature review, document analysis, questionnaires, data collection provided by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), the Anísio Teixeira National Institute of Studies and Educational Research (INEP), the Paraná Institute for Economic and Social Development (IPARDES), and the Colombo Municipal Department of Education (SEMED) on the city hall website, and interviews with 15 educators from the participating institutions. The discussions were conducted by articulating the data obtained through content analysis within the Nuclei of Meaning model (Aguiar and Ozella, 2006; 2013). As a result of the discussions, three cores were established, which revealed aspects such as: the confusion of roles between educator and student assistant, the lack of training and appreciation of professionals and the need for municipal investment to expand the number of places for the infrastructure of daycare centers in Colombo/PR
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