Navegação Dissertações por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 207
-
As imagens do livro didático : lições curitibanas na construção do mito urbano
(2000)Não inclui Resumo -
Aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2015)Resumo: Trata-se de pesquisa qualitativa com objetivo de investigar dificuldades na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental do município ... -
Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética
(2015)Resumo: Este estudo relata pesquisa-ação realizada com alunos da rede municipal de Curitiba. O trabalho considerou os estudos voltados à alfabetização com embasamento teórico nas áreas da Psicologia da Educação e da ... -
Poética do inutensílio e experiência : tramas de uma educação menor
(2015)Resumo: Esta pesquisa surge a partir de experiências marcantes em encontros - envolvendo arte, vida e educação - com Hélio Leites, um multiartista curitibano, cuja criação envolve objetos descartados, fazendo do inutensílio ... -
O uso do Moodle para o ensino de língua japonesa básica Hiragana [Hiragana] e Katakana [Katakana] a alunos não-nikkei
(2015)Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação aborda uma questão central: É possível ensinar, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem estruturado na plataforma Moodle, nocões básicas da língua japonesa? Votou-se ... -
Análise da formação do docente para diversidade cultural na escola básica : as novas dimensões do trabalho pedagógico
(2015)Resumo: Este trabalho problematiza a ação do/a pedagogo/a diante do desafio da organização de um processo formativo contínuo que possibilite formas de mediação entre os saberes necessários aos/às professores/as sobre a ... -
Portfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantil
(2015)Resumo: O presente estudo nasce a partir de experiências pessoais sobre os processos educativos desenvolvidos na Educação Infantil, que possibilitaram o surgimento da seguinte questão: Quais os caminhos que podem ser ... -
Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física : as possibilidades pedagógicas no 5º ano do ensino fundamental
(2016)Resumo: A presente pesquisa analisa possibilidades de vivências e experiências das Práticas Corporais de Aventura na Dimensão da Educação Ambiental nas aulas de Educação Física. O estudo privilegiou o diálogo entre as ... -
A mudança climática global e o ensino de ciências do ensino fundamental : conteúdos, metodologias, material didático e potencialidades para educação ambiental
(2016)Resumo: O fenômeno da mudança climática global causa impactos nos sistemas naturais e sociais, constituindo-se em um desafio posto a toda humanidade. Nesta perspectiva, a educação ambiental representa uma dimensão intrínseca ... -
O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
(2016)Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a aquisição de habilidades motoras através do uso de dicas de aprendizagem, como estratégia cognitiva, com alunos com deficiência intelectual, classificada como leve e ... -
Práticas de educação ambiental nos centros de educação integral da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : desafios e possibilidades
(2016)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida nos Centros de Educação Integral (de 1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). Para tanto, ... -
A ação mediadora dos pedagogos na hora-atividade de professores do ensino médio : novas dimensões de atuação
(2016)Resumo: A presente dissertação objetivou investigar a ação mediadora desenvolvida pelos pedagogos de uma escola da rede estadual de Curitiba - Paraná, no contexto de uma formação continuada em serviço de professores do ... -
Mediações de leitura e formação do aluno-autor : desafios ao letramento literário no cotidiano escolar
(2016)Resumo: Este trabalho, por meio de uma pesquisa de natureza etnográfica, analisou o processo de letramento literário em uma turma de 3º ano e outra de 4º ano do ensino fundamental de escola municipal de Curitiba. A ... -
Farol do saber : limites e possibilidades na formação de leitores de uma Biblioteca Escolar em Curitiba
(2016)Resumo: Este estudo de caso de natureza etnográfica investiga as mediações de leitura e formação de leitores no contexto de um Farol do Saber da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba (RMBE). A pesquisa se ... -
Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física
(2016)Resumo: Esta cartografia desenvolve-se em torno do corpo feminino deficiente, atravessado pelos conceitos da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Problematiza a invisibilidade dos afetos e, portanto, ... -
Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativa
(2016)Resumo: Esta pesquisa investigou se a experiência como pesquisador vivenciada pelos alunos do Ensino Fundamental em Atividade de Pesquisa de Opinião pode se converter em experiência matemática que possibilite aprendizagem ... -
Análise de teses e dissertações sobre a formação de professores em educação ambiental para a conservação de recursos hídricos
(2016)Resumo: Atualmente os corpos d'água se apresentam altamente degradados. A Educação Ambiental é uma ferramenta importante para que esta situação seja superada. Para isto, a formação de professores tem papel fundamental. O ... -
Clube de Arte na Escola : espaço de criação e formação
(2016)Resumo: Esta pesquisa investiga processos experimentais de formação dos(as) participantes de um Clube de Arte, criado em um colégio público,na cidade de Curitiba. As atividades do clube ocorrem no contraturno escolar e o ... -
Tênis de campo na escola : a utilização de dicas de aprendizagem visando melhorar o foco de atenção em alunos do ensino fundamental
(2016)Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a eficácia do uso das dicas de aprendizagem no ensino de habilidades do tênis de campo, para alunos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O ensino do tênis de campo foi ... -
O uso de dicas de aprendizagem no processo de ensino de habilidades motoras com crianças do primeiro ano de ensino fundamental
(2016)Resumo: A educação física para os anos iniciais do ensino fundamental deve buscar o ensino das habilidades motoras fundamentais que são como blocos de construção para o desenvolvimento de habilidades mais complexas. Como ...