Letramento digital e formação de professores em contexto : diálogos entre a prática pedagógica e as múltiplas concepções de cibercultura
Resumo
Resumo: Esta investigação insere-se na linha de pesquisa – Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Objetiva-se discutir e analisar a concepção de Letramento Digital do professor de Língua Portuguesa, na sua prática de sala de aula, pois, entende-se que é necessário saber o que o professor pensa e sabe sobre o uso dos elementos da cibercultura como auxílio em sala de aula para que se desenvolvam ações de modo a melhorar-se o nível educacional. Para tanto, os sujeitos de pesquisa foram professores da Educação Básica da rede pública de Curitiba, com intuito de fortalecer a prática pedagógica em ambiente digital, com o uso de celular, tablet, computador. Para cumprir os objetivos a pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa (LUDKE, ANDRÉ, 2013; CHIZZOTTI, 2008) na perspectiva do professor da Educação Básica sobre letramento digital na formação profissional e da prática pedagógica. A discussão presente no texto tem suporte teórico com base nos estudos de Nóvoa (2017), Demo (2012), Silva (2014), Camas (2012, 2013), Coscarelli (2017) dentre outros. Dessa forma, os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionário estruturado e carta narrativa aplicados aos professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise interpretativa a partir das narrativas dos professores pesquisados, com base nos teóricos analisados. Os resultados mostraram que os professores reconhecem a importância do uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, que utilizam nas suas atividades pessoais, entretanto relatam que não os utilizam nas atividades pedagógicas por falta de hábito, formação continuada e a falta de infraestrutura adequada nas escolas Abstract: This research is inserted in the ‘Theories and practices of teaching in basic level education’ of the Education’s Master degree program: theory and practice of teaching from Universidade Federal do Paraná (UFPR). Its objective is to discuss and analyze the Portuguese teacher’s conception of Digital Literacy in its practice in the classroom, because we understand that it’s necessary to comprehend what the teacher actually knows and thinks about the use of technological resources as a tool in the classroom, so that the educational level can be improved. In order to do that, basic level education teachers from public schools of Curitiba were the subjects of this research so that the pedagogical practice in a digital environment could be strengthened with the use of cellphones, tablets, computer, and so on. To fulfill these goals, the research will be done through a qualitative approach (LUDKE, ANDRÉ, 2013; CHIZZOTTI, 2008)onto the basic level education teacher's perspective about digital literacy in the professional qualification and teaching practice. The discussion in this paper has theoretical support on the authors Nóvoa (2017), Demo (2012), Silva (2014), Camas (2012,2013), among others. The instruments chosen for collecting data were a quiz and a narrative letter applied to the teachers. For data analysis will be used an interpretative method that will be presented in this dissertation’s defense. The initial results showed that the teachers acknowledge the importance of using technological resources in the classroom and that they use it in their personal activities. However, they state that they do not apply it in their pedagogical activities, for a lack of habit, training or infrastructure
Collections
- Dissertações [217]