A formação do leitor literário : narrativas (auto)biográficas de professores que atuam nos anos iniciais
Resumo
Resumo: Esta pesquisa investiga a formação do leitor literário a partir das narrativas (auto)biográficas de professores dos anos iniciais em uma escola pública de tempo integral. Em um percurso que entrelaça reflexão, escuta e análise, a autora articula sua própria trajetória leitora e docente às histórias de vida e às práticas pedagógicas dos educadores participantes. A escolha do tema se justifica pela necessidade de compreender como experiências individuais influenciam o processo de letramento literário no contexto escolar, especialmente diante de desafios como a ausência de formação continuada, a realidade das bibliotecas escolares e dos espaços de leitura na escola. Com base em uma abordagem qualitativa, o estudo apoia-se em autores como Colomer, Munita, Cosson e Abrahão, além da análise do projeto políticopedagógico e das narrativas construídas por meio de entrevistas, questionários e da mediação de um circuito narrativo junto ao grupo docente e à equipe gestora. Os resultados revelam que a formação leitora dos professores ocorre de forma não linear e multifatorial, atravessada por memórias afetivas, intencionalidade pedagógica e pelas condições institucionais de trabalho. As narrativas emergem, assim, como potentes ferramentas de reflexão e transformação, reafirmando que a literatura, quando vivida de maneira significativa no ambiente escolar, pode se tornar território de encontro, escuta e pertencimento. Que este trabalho possa inspirar novos gestos, olhares e políticas voltadas à formação de leitores sensíveis, críticos e plurais desde os primeiros anos da escolarização Abstract: This research investigates the development of literary readers through the (auto)biographical narratives of early years teachers in a full-time public school. Following a path that intertwines reflection, listening, and analysis, the author connects her own reading and teaching journey with the life stories and pedagogical practices of the participating educators. The choice of theme is grounded in the need to understand how individual experiences influence the process of literary literacy within the school context, especially in the face of challenges such as the lack of ongoing professional development, and the state of school libraries and reading spaces. Based on a qualitative approach, the study draws on theorists such as Colomer, Munita, Cosson, and Abrahão, and includes analysis of the school’s political-pedagogical project as well as narratives constructed through interviews, questionnaires, and the facilitation of a narrative circle with the teaching staff and school leadership. The findings reveal that teachers’ reading formation occurs in a non-linear, multifactorial way—shaped by affective memories, pedagogical intentionality, and institutional working conditions. These narratives emerge as powerful tools for reflection and transformation, reaffirming that literature, when meaningfully experienced within the school environment, can become a space of encounter, listening, and belonging. May this work inspire new gestures, perspectives, and policies aimed at nurturing sensitive, critical, and diverse readers from the earliest years of schooling Resumen: Esta investigación analiza la formación del lector literario a partir de las narrativas (auto)biográficas de docentes de los primeros años de la educación básica en una escuela pública de jornada completa. En un recorrido que entrelaza reflexión, escucha y análisis, la autora articula su propia trayectoria como lectora y docente con las historias de vida y las prácticas pedagógicas de los educadores participantes. La elección del tema se justifica por la necesidad de comprender cómo las experiencias individuales influyen en el proceso de alfabetización literaria en el contexto escolar, especialmente frente a desafíos como la falta de formación continua, la realidad de las bibliotecas escolares y los espacios de lectura en la escuela. Basado en un enfoque cualitativo, el estudio se apoya en autores como Colomer, Munita, Cosson y Abrahão, además del análisis del proyecto político-pedagógico y de las narrativas construidas a partir de entrevistas, cuestionarios y la mediación de un círculo narrativo con el grupo docente y el equipo directivo. Los resultados revelan que la formación lectora de los profesores ocurre de manera no lineal y multifactorial, atravesada por memorias afectivas, intencionalidad pedagógica y condiciones institucionales de trabajo. Las narrativas emergen así como potentes herramientas de reflexión y transformación, reafirmando que la literatura, cuando se vive de forma significativa en el entorno escolar, puede convertirse en un territorio de encuentro, escucha y pertenencia. Que este trabajo pueda inspirar nuevos gestos, miradas y políticas orientadas a la formación de lectores sensibles, críticos y plurales desde los primeros años de escolarización
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