Desnaturalizando estereótipos de gênero na escola : método recepcional e literatura infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2025Autor
Bilinski, Kamilla Cristina Salgado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no contexto de uma escola da Rede Municipal de Curitiba, orientada pelo Método Recepcional. O estudo teve como objetivo investigar o uso de textos de literatura infantil como estratégia para problematizar e desconstruir estereótipos de gênero. Do ponto de vista teórico, o trabalho dialoga com autores que discutem a concepção e a função social da literatura infantil, destacando seu potencial como dispositivo de reconfiguração de valores e práticas sociais, com base nas contribuições de Colomer (2017), Cademartori (2010) e Cosson (2021). Articula-se, ainda, a perspectivas teóricas que abordam a constituição das identidades de gênero e os papéis socialmente atribuídos a homens e mulheres com base nas diferenças sexuais, bem como a luta pela igualdade de gênero, fundamentando-se em autores como Butler (2018), Beauvoir (1970) e Scott (1989). No que se refere à metodologia, a pesquisa adotou o Método Recepcional, conforme proposto por Bordini e Aguiar (1993), além de utilizar as estratégias de animação de leitura sugeridas por Poslaniec (2006). A análise dos dados foi conduzida com base na Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011). Para cada etapa do método, foram selecionadas obras literárias específicas: (1) A bela e a fera (adaptação do conto popular europeu), Branca de Neve e Cinderela (contos dos irmãos Grimm, 1812), utilizados na etapa de atendimento ao horizonte de expectativas; (2) A princesa sabichona e O príncipe cinderelo, de Babette Cole, empregados na etapa de ruptura do horizonte de expectativas; e (3) O monstro monstruoso da caverna cavernosa, de Rosana Rios, utilizado na etapa de ampliação do horizonte de expectativas. Com base nesses textos, foi elaborada uma sequência didática composta por atividades de leitura, escrita, ilustração e reflexão crítica sobre as representações estereotipadas de gênero presentes nos contos de fadas e os papéis sociais neles implicados. Os dados coletados no decorrer da pesquisa indicam que a aplicação do Método Recepcional contribuiu significativamente para que os estudantes pudessem discutir, problematizar e questionar os estereótipos de gênero em sala de aula. Contudo, os resultados também sugerem que a desconstrução efetiva de tais estereótipos exige a articulação de esforços que ultrapassam os limites de uma única disciplina e do trabalho individual de uma professora, demandando o engajamento de diferentes atores, inclusive externos à comunidade escolar Abstract: This dissertation presents a research study conducted in a public school within the municipal education network of Curitiba, guided by the Reception Method. The study aimed to investigate the use of children's literature as a strategy to problematize and deconstruct gender stereotypes. From a theoretical standpoint, the work draws on authors who discuss the nature and social role of children's literature, emphasizing its potential as a tool for the reconfiguration of values and social practices, based on the contributions of Colomer (2017), Cademartori (2010), and Cosson (2021). It also incorporates theoretical perspectives on the construction of gender identities, the social roles attributed to men and women based on sexual difference, and the struggle for gender equality, grounded in the works of Butler (2018), Beauvoir (1970), and Scott (1989). Methodologically, the research employed the Reception Method as proposed by Bordini and Aguiar (1993), along with reading engagement strategies suggested by Poslaniec (2006). Data analysis was conducted using Content Analysis, according to Bardin (2011). Literary texts were selected for each stage of the method: (1) Beauty and the Beast (an adaptation of the European folk tale), Snow White and Cinderella (Grimm Brothers, 1812), used in the stage of responding to students‘ horizon of expectations; (2) Princess Smartypants and Prince Cinders by Babette Cole, used in the stage of breaking expectations; and (3) The Monstrous Monster of the Cavernous Cave by Rosana Rios, used in the stage of expanding expectations. A didactic sequence was developed using these texts, comprising activities in reading, writing, illustration, and critical reflection on gender representations in fairy tales and the social roles they entail. The data collected during the study indicate that the Reception Method effectively supported students in discussing, questioning, and problematizing gender stereotypes in the classroom. However, the findings also suggest that the effective deconstruction of such stereotypes depends on broader, cross-disciplinary efforts that go beyond the scope of a single subject or the work of an individual teacher, requiring the involvement of actors beyond the school community itself
Collections
- Dissertações [212]