Desafios na vida escolar do jovem e adulto com deficiência visual
Resumo
Resumo: O presente estudo objetivou investigar as práticas educativas com utilização de materiais didáticos adaptados, que promovem o desenvolvimento humano, a inclusão cidadã e a autonomia de jovens e adultos estudantes do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) com deficiência visual, segundo a percepção das vozes dos estudantes e dos docentes. A fundamentação teórica teve como contribuição Freire (1979, 1996, 2000, 2001), que propõe o diálogo e a conscientização; Masini (2006), que aborda estratégias de ensino e adaptações de recursos para estudantes com deficiência visual; Jannuzzi (2004), que discute a inclusão de pessoas com deficiência no contexto educacional; Arroyo (2004, 2006), que trata do direito à educação de jovens e adultos; Mantoan (2006, 2008, 2015), que propõe estudos sobre o conviver e compartilhar vivências e aprendizagens; Nóvoa (1995, 2017), que defende a formação dos docentes no contexto prático das escolas; e Vygotsky (2001, 2007), que compreende que a linguagem e o pensamento estão intimamente ligados, tendo como função inicial a comunicação e a compreensão do mundo. A pesquisa está voltada para os contextos da educação inclusiva, de modo a promover práticas pedagógicas que favoreçam a construção de significados e estimulem relações significativas com o mundo ao redor, contribuindo para a formação de indivíduos ativos, criativos e engajados no processo democrático e emancipatório. A pesquisa é de natureza qualitativa, com enfoque exploratório-descritivo, utilizando a pesquisa-ação, sendo o lócus o CAEE Boa Vista, Curitiba-PR. Esse contexto educacional é organizado em pequenos espaços e salas de atendimento, tendo como público os educandos com deficiência visual. Os participantes da pesquisa foram cinco jovens e seis adultos com deficiência visual matriculados, bem como os docentes que atuam no referido Centro. Para a coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas semiestruturadas, oficinas com a utilização de argila e materiais impressos em impressora 3D e um círculo de diálogo buscando descrever o ideal pensado e o real vivido nas experiências, bem como os desafios enfrentados na aprendizagem dos educandos, observados e registrados pela pesquisadora no processo de inclusão. Os resultados apontam para a importância da formação docente inicial e continuada, do fortalecimento e investimento em práticas pedagógicas inclusivas e do diálogo entre diferentes espaços educativos, como o CAEE e outras instâncias escolares, por meio de ações colaborativas que complementam a educação de jovens e adultos com deficiência visual Abstract: The present study aimed to investigate educational practices involving the use of adapted teaching materials that promote human development, civic inclusion, and autonomy among young and adult students with visual impairments at the Specialized Educational Assistance Center (CAEE), according to the perceptions of both students and teachers.The theoretical framework draws on contributions from Freire (1979, 1996, 2000, 2001), who advocates for dialogue and critical consciousness; Masini (2006), who addresses teaching strategies and resource adaptations for students with visual impairments; Jannuzzi (2004), who discusses the inclusion of people with disabilities in educational contexts; Arroyo (2004, 2006), who emphasizes the right to education for youth and adults; Mantoan (2006, 2008, 2015), who proposes studies on coexistence and shared learning experiences; Nóvoa (1995, 2017), who supports teacher training within the practical context of schools; and Vygotsky (2001, 2007), who understands that language and thought are closely connected, with communication and understanding of the world as their initial function.The research focuses on inclusive education contexts, aiming to promote pedagogical practices that foster the construction of meaning and encourage meaningful relationships with the surrounding world, contributing to the formation of active, creative, and engaged individuals in the democratic and emancipatory process.This is a qualitative study with an exploratory-descriptive approach, using action research. The research site is CAEE Boa Vista, located in Curitiba, Paraná. This educational setting is organized into small spaces and service rooms, serving students with visual impairments.The study participants included five young and six adult students with visual impairments enrolled at the center, as well as the teachers working there. Data collection involved questionnaires, semi-structured interviews, workshops using clay and materials printed with a 3D printer, and a dialogue circle aimed at describing the ideal envisioned and the reality experienced in these educational journeys, as well as the challenges faced in the learning process, observed and recorded by the researcher throughout the inclusion process.The results highlight the importance of initial and ongoing teacher training, the strengthening and investment in inclusive pedagogical practices, and the dialogue between different educational spaces—such as CAEE and other school institutions—through collaborative actions that complement the education of young and adult students with visual impairments
Collections
- Dissertações [209]