Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 221
-
Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana
(2019)Resumo: A presente pesquisa teve por meta compreender a alfabetização matemática na obra de Maria Montessori, na intenção de contribuir para a formação inicial e continuada de docentes que ensinam Matemática nos anos ... -
Ações de divulgação científica na abordagem do gênero feminino em museus de ciências : um estudo sobre o "Dia das meninas no MAST" e o "Meninas com ciência"
(2020)Resumo: Este estudo dedicou-se à questão da inclusão social de gênero em Museus de Ciências. Procurou compreender os potenciais e impactos de ações destinadas a inclusão social de meninas estudantes do Ensino Fundamental ... -
A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
(2018)Resumo: Numa sociedade que é cada vez mais influenciada pela ciência e tecnologia, uma abordagem de ensino que tem como foco o desenvolvimento das inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) pode ... -
Alfabetização científica no primeiro ano do ensino fundamental : os indicadores presentes nas falas dos alunos a partir de experiências no ensino de ciências
(2020)Resumo: O ensino de Ciências é importante para os estudantes dos anos iniciais da escolarização, trata de assuntos que despertam a curiosidade, por fazer relação com questões cotidianas e principalmente por auxiliar estes ... -
O acompanhamento pedagógico nos anos finais do ensino fundamental : aberturas para o encontro professor-pedagogo
(2021)Resumo: A presente pesquisa busca compreender o fazer pedagógico do pedagogo junto ao professor de Matemática de Anos Finais, tendo por fenômeno investigativo o 'acompanhamento pedagógico'. A pesquisa se desenvolveu ... -
Contribuições de um curso de formação continuada para a promoção da alfabetização científica de docentes no Museu da Terra e da Vida, Mafra-SC
(2018)Resumo: Os museus são considerados atualmente espaços de imensas possibilidades educativas, pois, além de favorecerem a compreensão da ciência, conteúdos e pesquisas, também contribuem para a formação de opinião e criticidade ... -
Sequências didáticas de matemática para o ensino médio : uma metanálise das pesquisas brasileiras stricto sensu de 2017 a 2021
(2023)Resumo: Este trabalho apresenta um estudo que discorre da seguinte indagação: o que as pesquisas stricto sensu brasileiras, dos anos de 2017 a 2021, abordam em relação ao conhecimento do conteúdo matemático e seu conhecimento ... -
Representações sociais estudantis a respeito do bioma Mata Atlântica a partir de uma sequência didática
(2024)Resumo: A Mata Atlântica brasileira é atualmente um dos biomas que mais sofre com a degradação ambiental no mundo e o estudo das representações sociais associadas ao bioma têm muito a agregar em uma sociedade, pois podem ... -
Discurso, prática e interação : uma análise compreensiva das dinâmicas entre professores e alunos em aulas práticas e trabalho em grupo no ensino de ciências
(2022)Resumo: Esta pesquisa aborda o impacto das aulas práticas de laboratório e do trabalho em grupo no ensino de Ciências, explorando como essas metodologias de ensino enriquecem o processo educacional através da análise ... -
O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia : algumas possibilidades e potencialidades
(2017)Resumo: Com o advento das tecnologias digitais e considerando as dificuldades na aprendizagem de Matemática, que muitas vezes, são apresentadas pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia, reafirmou-se a necessidade de repensar ... -
Ensino da história e cultura Afro-Brasileira e Africana : práticas de professores de matemática
(2016)Resumo: Em 9 de janeiro de 2003, o Presidente da República sancionou a implementação da Lei 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, para ser desenvolvido por ... -
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
(2017)Resumo: Neste trabalho são apresentados passos de uma pesquisa de Mestrado na tentativa de descrever um caminho trilhado por livros didáticos de Matemática destinados à Educação do Campo, desde sua concepção até o instante ... -
Experimentações ecosóficas : educações em movimentos de (ciclo)artivismo
(2017)Resumo: Esta pesquisa cartografa processos de construção da Bicicletaria Cultural, da Praça de bolso do ciclista, do Parque Gomm - acompanhando proposições do projeto Salvemos o Bosque da Casa Gomm - e do Arquipélago de ... -
Estudos de aula e estratégias de resolução de problemas sobre frações de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
(2023)Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as estratégias elaboradas para a resolução de atividades investigativas relativas a frações por estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Curitiba ... -
Tecnologias na educação matemática : tendências da pesquisa acadêmica na região sul do Brasil
(2017)Resumo: O objetivo desta dissertação é apresentar o estado da arte da produção acadêmica de Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil da área de Educação Matemática articulada ... -
Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar
(2015)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que dizem os profissionais e as crianças surdas da Escola Municipal 1º de Maio, no município de Campo Largo/PR, sobre a Alfabetização Matemática e as suas práticas ... -
Representações sociais de licenciandos, professores e diretores sobre as implicações das atividades desenvolvidas pelos subprojetos PIBID-UFPR da área de Ciências da Natureza em duas escolas de educação básica da rede pública de Curitiba-PR
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Química de uma Instituição ... -
Pró-letramento, prática pedagógica nas aulas de matemática : relatos de professoras de União da Vitória
(2013)Resumo: Esta dissertação teve por objetivo constituir fontes a partir de narrativas de professores da rede municipal de ensino de União da Vitória sobre o Programa de Formação Continuada Pró-Letramento em Matemática. As ... -
O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco
(2016)Resumo: O uso de computadores e da internet no ambiente escolar proporcionou uma revolução com proporções inimagináveis, através do surgimento das formas diversas de comunicação e de ensino. O ensino de matemática pautado ... -
A prática como componente curricular na formação inicial do professor de matemática : um olhar na perspectiva da legislação brasileira
(2016)Resumo: Este estudo buscou por entendimentos sobre a Atividade Prática como Componente Curricular (APCC) pela compreensão/interpretação das orientações explicitadas na legislação educacional, tendo em vista possibilidades ...