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    Mulheres e plantas medicinais : uma análise da prática educativa baseada nos conteúdos cordiais em química

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    R - D - AMABELI TAYNARA KARACZUK.pdf (9.765Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Karaczuk, Amábeli Taynara
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este estudo examina a integração de saberes populares, especialmente aqueles relacionados às plantas medicinais, no Ensino de Química do Ensino Médio. A pesquisa surge da necessidade de desmistificar e valorizar os conhecimentos populares historicamente associados às figuras femininas como Bruxas e benzedeiras, cujos saberes foram frequentemente marginalizados. O objetivo desta pesquisa se debruça em investigar a relação entre as concepções dos estudantes acerca dos saberes de mulheres com domínio de plantas através da forma como essas mulheres estão representadas em seus imaginários, com foco na desumanização das mulheres e sua inserção no campo da ciência, visando construir um entendimento crítico e promover uma desmistificação dos estereótipos e preconceitos associados a essas mulheres. Para isso, partiu-se da teorização dos "Conteúdos Cordiais", os quais promovem empatia, diálogo e respeito mútuo, além de se mostrar uma estratégia eficaz para abordar essas questões na escola, criando um ambiente que valorize os saberes populares e as mulheres que os possuem. Utiliza-se uma abordagem metodológica mista, que inclui atividades práticas, entrevistas e produção de materiais educativos pelos estudantes. Os principais resultados indicaram que os estudantes possuem uma visão ambivalente sobre as mulheres detentoras de saberes sobre plantas medicinais, comoEste estudo examina a integração de saberes populares, especialmente aqueles relacionados às plantas medicinais, no Ensino de Química do Ensino Médio. A pesquisa surge da necessidade de desmistificar e valorizar os conhecimentos populares historicamente associados às figuras femininas como Bruxas e benzedeiras, cujos saberes foram frequentemente marginalizados. O objetivo desta pesquisa se debruça em investigar a relação entre as concepções dos estudantes acerca dos saberes de mulheres com domínio de plantas através da forma como essas mulheres estão representadas em seus imaginários, com foco na desumanização das mulheres e sua inserção no campo da ciência, visando construir um entendimento crítico e promover uma desmistificação dos estereótipos e preconceitos associados a essas mulheres. Para isso, partiu-se da teorização dos "Conteúdos Cordiais", os quais promovem empatia, diálogo e respeito mútuo, além de se mostrar uma estratégia eficaz para abordar essas questões na escola, criando um ambiente que valorize os saberes populares e as mulheres que os possuem. Utiliza-se uma abordagem metodológica mista, que inclui atividades práticas, entrevistas e produção de materiais educativos pelos estudantes. Os principais resultados indicaram que os estudantes possuem uma visão ambivalente sobre as mulheres detentoras de saberes sobre plantas medicinais, como as Bruxas, reconhecendo-as tanto como fontes de conhecimento quanto como figuras marginalizadas pela sociedade. Além disso, a pesquisa revelou que muitos alunos associam esses saberes a memórias afetivas de suas famílias, resgatando conhecimentos passados de geração em geração. Assim, a pesquisa evidencia a relevância de resgatar e valorizar estes saberes no contexto escolar, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva, crítica e culturalmente rica as Bruxas, reconhecendo-as tanto como fontes de conhecimento quanto como figuras marginalizadas pela sociedade. Além disso, a pesquisa revelou que muitos alunos associam esses saberes a memórias afetivas de suas famílias, resgatando conhecimentos passados de geração em geração. Assim, a pesquisa evidencia a relevância de resgatar e valorizar estes saberes no contexto escolar, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva, crítica e culturalmente rica
     
    Abstract: This study examines the integration of traditional knowledge, particularly related to medicinal plants, into high school chemistry education. The research addresses the need to demystify and recognize the value of popular knowledge, historically associated with female figures, such as witches and faith healers, whose expertise has often been marginalized. The study aims to explore the relationship between students' perceptions of women's plant-based knowledge and the representation of these women in students' imaginations, with a focus on the dehumanization of women and their integration into the scientific field. This investigation seeks to foster a critical understanding and to promote the demystification of stereotypes and prejudices associated with these women. In order to achieve this, the research draws on the theory of 'Cordial Contents,' which promotes empathy, dialogue, and mutual respect and serves as an effective strategy for addressing these issues in the school environment, creating a space that values traditional knowledge and the women who hold it. A mixed methodological approach was employed, incorporating practical activities, interviews, and student-created educational materials. The main findings indicated that students hold ambivalent views on women with medicinal plant knowledge, such as witches, seeing them both as sources of valuable knowledge and as figures marginalized by society. Additionally, the research revealed that many students associate this knowledge with affectionate family memories, reconnecting with wisdom passed down through generations. Thus, the research underscores the importance of reclaiming and valuing this knowledge within the school context, contributing to the development of a more inclusive, critical, and culturally enriched education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95234
    Collections
    • Dissertações [238]

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