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    Role Playing Game ‘Mosquito em foco’ como estratégia de educação ambiental crítica para o combate à dengue

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    R - D - DANIELA HOSTIN.pdf (13.01Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Hostin, Daniela
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A dengue é uma doença preocupante nos territórios paranaenses devido a associação da mesma com o risco de morte bem como sua relação com comunidades socioeconômica e ambientalmente vulneráveis. Por se tratar de uma doença tropical negligenciada, a mesma é prioritária para desenvolvimento de diversas abordagens de enfrentamento, incluindo educativas. Pela potência da Educação Ambiental, em especial a crítica, para propiciar espaços de diálogo e mobilização social, torna-se interessante sua intersecção com os jogos a fim de criar espaços lúdicos e de discussão de ideias. Nesse contexto, o RPG ‘Mosquito em Foco’ tem como base a Educação Ambiental Crítica (EAC) aplicada ao contexto do enfrentamento da dengue, pensado na complexidade de fatores imbricados para seu combate nas cidades. O objetivo geral da pesquisa é investigar as potencialidades e limitações do jogo de RPG "Mosquito em Foco" sob o prisma da Educação Ambiental Crítica (EAC) com educandos do Ensino Fundamental. Para isso, no total 29 estudantes do Colégio Estadual Casemiro Karman e Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto foram convidados a participar do RPG, com duração de aproximadamente duas horas e de 4 a 5 jogadores por partida. Suas apreensões sobre dengue foram registradas num questionário impresso e suas interações com jogo, gravadas em áudio e vídeo para transcrição. Pelo menos uma semana após o jogo, solicitamos a organização de suas compreensões sobre a dengue em questionário impresso, sendo essa etapa para comparação de respostas. Os enunciados gerados a partir de questionários e da própria dinâmica de jogo foram analisados sob a luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Foi constatado que os educandos relacionavam a dengue a aspectos biológicos e que essa também foi a perspectiva mais predominante mesmo após o jogo. Ainda assim, alguns elementos novos foram observados como mobilização social. Nas partidas esse discurso caminhou para locais de participação da comunidade e engajamento de ações coletivas para seu enfrentamento, que podem ser consequência do formato de jogo e de seu conteúdo. Por isso, mais esforços relacionados a abordagem colaborativa e lúdica são necessários para complexificar a longo prazo conceitos como a dengue para estudantes. Uma das perspectivas futuras de pesquisa seriam os clubes de RPG como formadores de cidadãos para escrita das suas próprias histórias
     
    Abstract: Mosquito-borne diseases are a widespread concern in Paraná state, Brazil. These diseases are daedly and realeted with socioeconomically vulnerable communities. Dengue fever is a Neglected Tropical Disease and a priority for cross-cutting approaches such as environmental education. Accordingly, critical environmental education represents a theoretical framework for building educational resources such as games. Thus, the RPG ‘Mosquito em Foco’ is based on critical environmental education aiming to discuss environmental, social, economic, and cultural factors that contribute to mosquito-borne diseases spread. The main research goal is to investigate the ‘Mosquito em Foco’ RPG potential for critical environmental education and comprehend game’s limitations and benefits. We pursued to analyze how students construct their narrative during the game and how complex is their Dengue understanding. The study was given to 29 students from Casemiro Karman’s and Bento Munhoz da Rocha Neto’s State high schools. RPG games were approximately two hours long with 4 to 5 players each time. The analyzed data were composed of students’ answers to their ideas of Dengue before and after the game as well as their lines during the game. The answers were collected through printed surveys and their lines were captured in video and audio records. The data were analyzed using Discursive Textual Analysis. Students presented a biological centred speech before and after the RPG method. Nevertheless, after the RPG session students could show some comments around social mobilization, a topic absent before gaming. During the session, students frequently built solutions based on community actions and political participation. This outcome may be part of RPG dynamics in combination with ‘Mosquito em Foco’ subject. Ergo more efforts on discussing Dengue fever at schools incluing socioeconomical aspects is needed for a long term learning. In the future, we recommend building RPG clubs at schools for students to develop and create their own stories. For a deepen citizen education, RPG clubs may contribute to practice creativity, communication, and enhance scientific knowledge
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95331
    Collections
    • Dissertações [238]

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