Publicidade e Propaganda
Coleção criada para armazenar os trabalhos de conclusão de curso do Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda, do Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná.
Recent Submissions
-
A análise do portunhol na publicidade da rede social Instagram de Copa Airlines
(2024)Resumo : Este artigo analisa a rede social digital do perfil de Instagram da Copa Airlines voltado para o público brasileiro. A aerolinha panamenha utilizou nos começos de suas publicações, anúncios publicitários brincando ... -
Os clubes de futebol e o marketing esportivo após a Lei Pelé : soluções para o crescimento em conjunto e ações de marketing eficazes
(2009)Resumo : Este trabalho vem com o intuito de fazer um levantamento sobre ações de marketing de clubes de futebol e de torneios com alta rentabilidade no Brasil e no mundo considerado exemplos a serem seguidos por especialistas ... -
O fenômeno das figurinhas : a estratégica de vendas em marketing e seu papel cultural e mercadológico
(2009)Resumo : As figurinhas ou cromos, brindes colecionáveis distribuídos junto a produtos como balas e chicletes, viraram febre entre as crianças brasileiras a partir da década de 1930. A figurinha promocional, objeto deste ... -
Comunicação digital e o second life : relações de consumo em um metaverso
(2009)Resumo : A Internet oferece inúmeras possibilidades para seus usuários, uma delas é a navegação em metaversos. O homem se projeta e socializa nesses ambientes, experimentando novos corpos e consumindo produtos. Dentre estes ... -
Planejamento estratégico de comunicação : Swill : A marca do seu pet!
(2007)Resumo : Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade a elaboração e o desenvolvimento de uma campanha de comunicação estratégica para a SWILL Produtos Veterinários. Esta empresa precisa consolidar sua imagem ... -
Campanha Processo seletivo AIESEC 2011
(2010)Resumo : Este trabalho apresenta uma campanha de comunicação para divulgar processo seletivo da AIESEC em Curitiba, especificamente para o primeiro semestre de 2011. Para isso, o trabalho conta com uma abordagem teórica ... -
Planejamento de campanha online e posicionamento para o Barba hamburgueria
(2011)Resumo : Esse trabalho consiste na execução e análise de um plano de comunicação para a hamburgueria O Barba. Baseando-se em campanhas e bibliografias da área para a construção de briefs, estratégias de planejamento e ... -
Planejamento e criação de campanha para a produtora Tumpats Áudio
(2012)Resumo : Este trabalho apresentará um problema real de comunicação encontrado pela empresa Tumpats Áudio durante a fase de lançamento da marca. Após a delimitação da problemática, são realizados todos os procedimentos para ... -
Lovemarks : a construção de marcas amadas
(2007)Resumo : A marca tem papel fundamental nas instituições, pois ela facilita e agiliza as transações comerciais e cria valor inestimável para as empresas, sendo algumas vezes mais valiosas que a própria companhia. O ... -
Ponto pasta 2009 : implantação do anúario de criação da UFPR como projeto de extensão e matéria optativa para o curso de publicidade e propaganda da UFPR
(2009)Resumo :Este projeto tem como objetivo elaborar a segunda edição do anuário de criação da Universidade Federal do Paraná. No ano de 2009, o Anuário contará com novas categorias. Além disso, implantá-lo como Projeto de ... -
Plano de comunicação para a cooperativa cheiro de chocolate
(2009)Resumo : Esta obra tem como finalidade realizar a elaboração do plano de comunicação para a cooperativa Cheiro de Chocolate, situada na cidade de Curitiba. O trabalho foi realizado através da leitura de diversos autores ... -
Elementos estéticos e culturais na produção audiovisual contemporânea : uma análise dos videoclipes da Alaska Filmes
(2024)Resumo : O presente artigo tem como objetivo analisar quatro videoclipes lançados entre 2020 e 2023, das músicas "Modo Turbo", "Nem um Pouquinho", "Are u Gonna Tell Her" e "No One Dies From Love", todos dirigidos pela dupla ... -
"De primeira" : o poder de viralização do TikTok no primeiro álbum de Marina Sena
(2024)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo analisar como o TikTok contribuiu para a viralização da música "Por Supuesto" e impulsionou a carreira de Marina Sena com o lançamento do seu primeiro álbum, "De Primeira", ... -
Dona Nenê : planejamento de comunicação
(2024)Resumo : O presente trabalho apresenta estudos realizados para o planejamento para o redesign da marca Dona Nenê no mercado. O objetivo se consolidou em realizar um estudo de praticabilidade na aplicação da marca para que ... -
Grotesco diversional : uma análise sobre o uso de recursos do entretenimento e do humor no programa "Alerta Nacional"
(2024)Resumo : O jornalismo policial é um segmento relevante no Brasil e, em alguns programas do gênero, há uma mistura de elementos do entretenimento à narrativa jornalística. Este artigo aborda o programa Alerta Nacional e seu ... -
Latinidade e maternidade : como os modelos maternos se manifestam nas diferentes gerações de mulheres latinas na telenovela Jane the Virgin
(2024)Resumo : Este trabalho tem como objetivo compreender de que maneira o arquétipo da maternidade é retratado em mulheres latinas nas telenovelas. Como objeto da pesquisa, optamos pela investigação da construção de três ... -
A campanha gift shop Balanciaga e as pinturas de Goya : um estudo comparativo dos papéis do grotesco
(2024)Resumo : Este artigo realiza uma análise comparativa entre dois conjuntos imagéticos que se utilizam da estética do grotesco: a campanha Gift Shop da Balenciaga e as pinturas de Goya, considerando seus respectivos contextos ... -
Diagnóstico de marca, comportamento do público e releitura do Dolly Guaraná
(2023)Resumo : Esta pesquisa planeja embasar uma proposta para a releitura da identidade visual da marca de refrigerantes Dolly, através do desenvolvimento de uma pesquisa de mercado em paralelo a uma pesquisa exploratória, que ... -
Lado Black : campanha de lançamento de álbum musical do artista Ton Black
(2023)Resumo : Este trabalho é consequência de um contexto histórico da indústria fonográfica - que enfrenta transformações econômicas e tecnológicas há décadas - a passagem da distribuição física para a distribuição digital no ...