Navegação 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História por título
Itens para a visualização no momento 11-30 of 31
-
História ambiental no ensino de história : o processo de devastação florestal no território paranaense (1870-1970)
(2021)Resumo: Esta dissertação tem como campo de estudo a história ambiental a partir do recorte da história ambiental do Paraná, destacando-se o processo de devastação florestal no território paranaense, abrangendo o período ... -
História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática
(2018)Resumo: O presente trabalho, elaborado no âmbito do Programa de Ensino de História (ProfHistória), teve como objetivo analisar uma coleção de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático, utilizada em escolas ... -
História e gamificação : reflexões e aplicabilidade de lúdicos no ensino de história
(2018)Resumo: A presente pesquisa é fruto dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Ensino de História da UFPR, junto ao Programa Nacional ProfHistória. A ideia central foi explorar a gamificação como uma metodologia ... -
Intolerância religiosa e teatro no ensino de história
(2018)Resumo: A intolerância religiosa deve ser um assunto tratado dentro do ambiente escolar. Através de estudos sobre as religiões, a diversidade e o pluralismo religioso é possível quebrar preconceitos existentes contra ... -
O "jogo da morte" : a Ucrânia entre soviéticos e nazistas (1933-1943) e a construção do conhecimento histórico em sala de aula
(2021)Resumo: Nessa dissertação analisamos a história da Ucrânia do início dos anos 1930 até o ano de 1943. O contexto estudado percorre o aumento da presença estatal soviética em terras ucranianas e invasão nazista em 1941, com ... -
O jogo não acabou : jogos de cartas e de tabuleiro para o estudo do feminismo no Brasil (XIX-XXI)
(2022)Resumo: Este trabalho tem por temática a produção de jogos de cartas e de tabuleiro sobre o feminismo brasileiro (XIX-XXI), para a aplicação nas aulas de História no 9° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. A construção ... -
O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história
(2020)Resumo: Buscando fazer do ambiente escolar um espaço de ressignificação e da construção de novas concepções e saberes, sobretudo, no ensino de História, ainda bastante arraigado em concepções eurocêntricas, o objetivo deste ... -
Literatura infanto-juvenil ficcional : uma análise das possibilidades do uso da coleção Harry Potter em aulas de história
(2023)Resumo: Harry Potter ou qualquer outra fonte literária pode ser usada como fonte para mapear a cosmovisão da autora com respeito ao mundo em que está e que cria ficcionalmente em sua obra, assim como elementos históricos ... -
Os mapas contam histórias : reflexões, análises e perspectivas da utilização da cartografia histórica no ensino de história
(2020)Resumo: A presente dissertação relata o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que teve por objetivo refletir e apontar perspectivas acerca da utilização da cartografia histórica no ensino de História. Para tanto, ... -
Mulheres à luta! : representações do feminino em Joinville (1880-1930)
(2021)Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre o trabalho feminino na Colônia Dona Francisca entre os anos de 1880 e 1930. Como o objetivo final produzimos uma caixa temática com fotografias disponíveis ... -
Música e ensino de história : propostas metodológicas a partir da banda Dead Fish
(2023)Resumo: A presente dissertação aborda as relações entre música e ensino de História a partir das composições da banda de hardcore Dead Fish. Foram selecionadas nove músicas como fontes para a realização dessa pesquisa, que ... -
Narrativas palmarinas : usando romance gráfico histórico (graphic novel) para ensinar relevância e perspectiva histórica em aulas de história
(2022)Resumo: Este trabalho tem como tema o uso do romance histórico gráfico Angola Janga como fonte e artefato da cultura dos jovens e a sua relação com o passado. O objetivo principal é investigar a obra enquanto fonte histórica ... -
Oficina de ensino : método histórico para abordagem da diversidade étnico-racial na cidade de Colombo-Paraná
(2022)Resumo: Essa dissertação aborda o ensino das relações étnico-raciais no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, estado do Paraná. Contém uma parte dissertativa sobre o tema e uma parte propositiva, composta ... -
Paraná quilombola : um site para ensinar história
(2020)Resumo: Este trabalho final do Mestrado Profissional em Ensino de História, cujo objeto são as comunidades quilombolas no Paraná, é composto de uma dissertação e de um material para divulgação ampliada e para o ensino de ... -
Presença negra em São José dos Pinhais : percurso para ensinar e aprender história
(2022)Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa feita sobre a população negra na História de São José dos Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba. Por meio de pesquisas bibliográficas em obras que ... -
O Protagonismo das mulheres na história : proposta metodológica para o ensino fundamental
(2019)Resumo: O presente trabalho faz uma abordagem da historiografia sobre as mulheres, bem como a importância do feminismo na reivindicação para que ocultamento das mulheres na história fosse superado. Neste contexto, a ... -
A Relação de estudantes do ensino fundamental II com as fontes históricas na produção do conhecimento histórico
(2018)Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo investigar o relacionamento das/dos estudantes com as fontes históricas, na tentativa de perceber se a tomam como verdade reproduzindo seu conteúdo, se as questionam, se as ... -
Religião, racismo e estado : a umbanda e a construção da nação brasileira nos séculos XIX/XX
(2020)Resumo: A presente dissertação pretende discutir como as políticas raciais eugenistas e o mito da democracia racial se relacionam com o surgimento e consolidação da Umbanda como religião brasileira. Busca demonstrar como ... -
Saberes e práticas docentes nas aulas de história : reflexões sobre a contribuição do professor historiador para a aprendizagem histórica
(2023)Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar de que forma os saberes dos professores de História se apresentam na prática em sala de aula. Buscou também compreender a relação dos mesmos com o conhecimento, ... -
O tema alimentação no ensino de história : propostas didáticas para os anos iniciais
(2022)Resumo: A presente dissertação desenvolve propostas didáticas para o Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica para o tema Alimentação. Essa investigação tem como fio condutor a Alimentação ...