Os mapas contam histórias : reflexões, análises e perspectivas da utilização da cartografia histórica no ensino de história
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Data
2020Autor
Oliveira, Fabiano Arndt Araújo Pykosz de
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Resumo: A presente dissertação relata o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que teve por objetivo refletir e apontar perspectivas acerca da utilização da cartografia histórica no ensino de História. Para tanto, inicialmente foi realizada uma discussão teórica sobre a temática, evidenciando a relação entre a História e a Geografia, academicamente e no espaço escolar. Nessa discussão se ressaltam as contribuições da chamada "cartografia crítica" à tratativa dos mapas. Em seguida, empreendeu-se o exame, quantitativo e qualitativo, sobre a presença e as formas como os mapas históricos (mapas produzidos em contextos específicos e lidos como fontes históricas) são utilizados nos livros didáticos de História. Para essa análise, foram escolhidos os capítulos sobre as grandes navegações e a colonização da América presentes nos livros (manuais do professor) destinados aos sétimos anos do Ensino Fundamental, inseridos nas catorze coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático realizado em 2016, com vigência para o triénio de 2017 a 2019. Buscou-se verificar a quantidade de mapas presentes nas obras em relação às demais imagens e questionar as funções ocupadas pelos mapas e as leituras às quais são submetidos. Partiu-se do pressuposto de que os mapas podem ser entendidos enquanto elementos históricos contextualizados e de que se faz necessário discutir as formas mais adequadas de incorporálos às aulas de História. A partir destas análises, por fim, refletiu-se sobre as possibilidades trazidas pelo emprego dos mapas em sala de aula. Servindo-se de mapas históricos enquanto fontes, foram confeccionadas cinco propostas de planos de aulas, disponibilizadas online por meio de vídeos. Palavras-chave: Ensino de História. Cartografia histórica. Livro Didático. Mapas na sala de aula. Abstract: This dissertation reports the development of a research project that aimed to reflect and point out perspectives on the use of historical cartography in history teaching. To this end, a theoretical discussion on the subject was initially carried out, highlighting the relationship between History and Geography, academically and in school space. In this discussion, the contributions of the so-called "critical cartography" to the treatment of maps are highlighted. Next, the quantitative and qualitative examination of the presence and the ways in which historical maps (maps produced in specific contexts and read as historical sources) are used in history textbooks was undertaken. For this analysis, the chapters on the great navigations and colonization of America present in books (teacher's manuals) for the seventh years of Elementary School were chosen, included in the fourteen collections approved in the National Program of Books and Teaching Materials held in 2016, valid for the three-year period from 2017 to 2019. We sought to verify the quantity of maps present in the works in relation to the other images and question the functions occupied by the maps and the readings to which they are submitted. It was assumed that maps can be understood as contextualized historical elements and that it is necessary to discuss the most appropriate ways to incorporate them into history classes. From these analyses, finally, we reflected on the possibilities brought by the use of maps in the classroom. Using historical maps as sources, five proposals for lesson plans were made and made available online through videos. Key-words: History Teaching. Historical Cartography. TextBook. Maps in the classroom.
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