Navegação 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 39
-
Antiguidade clássica e mitologia : relações entre conhecimento escolar e produtos midiáticos na aprendizagem de estudantes do 6º ano do ensino fundamental
(2020)Resumo: A presente pesquisa visa investigar a relação construída entre um conjunto de estudantes da etapa relativa ao sexto ano do Ensino Fundamental com os saberes da Antiguidade Clássica, de modo específico com a Mitologia. ... -
O aprofundar da consciência histórica a partir da alteridade : uma proposta didática sobre as igrejas orientais ortodoxas
(2024)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir e defender o uso do ensino de história, fundamentado didática, metodológica e teoricamente como meio de aprofundamento da consciência histórica dos estudantes a partir ... -
Os caipira vão pr'escola : a canção caipira como fonte para aulas de história
(2024)Resumo: Esta dissertação aponta subsídios e ideias para o professor trabalhar canções em sala de aula como fonte histórica, enfatizando as canções caipiras. Procura discutir e evidenciar o potencial didático de canções ... -
Compreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadas
(2022)Resumo: Este trabalho tem por objetivo problematizar a presença e/ou a ausência das identidades LGBTQIA+ no livro didático de História. Ao considerar que as relações de gênero e as sexualidades permeiam nossa sociedade e ... -
A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história
(2022)Resumo: Nessa Dissertação tratamos da construção histórica das fronteiras brasileiras, em especial na região meridional do país, analisando os métodos e princípios utilizados nas disputas territoriais e observando as ... -
De quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricular
(2020)Resumo: O presente trabalho aborda o Ensino de História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as disputas em torno da sua elaboração. Objetiva caracterizar os diversos setores envolvidos na sua construção bem como ... -
O diário de Anne Frank e o ensino da história : uma proposta didática para trabalhar a presença de ideias supremacistas entre adolescentes
(2024)Resumo: Uma breve pesquisa na internet mostra que o número de manifestações neonazistas cresceu muito no Brasil nos últimos anos. Uma das principais pesquisadoras do tema, a antropóloga Adriana Abreu Magalhães Dias, levantou ... -
Didática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de história
(2022)Resumo: Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como principais referências, Schmidt, Jörn Rüsen e Paulo Freire, tendo como objetivo propor ao professor reflexões sobre a historicidade da disciplina, buscando evidenciar ... -
Educação patrimonial e história local : problematizando histórias na Estrada da Graciosa na Província do Paraná (1853-1889)
(2023)Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de Ensino de História Local sobre a Estrada da Graciosa, via que liga Curitiba a Antonina, no período em que foi construída e se consolidou como a principal via comercial. Ao ... -
O ensino de história no Brasil e a questão da democratização e o uso das tecnologias digitais : 1997-2018
(2022)Resumo: Como o Ensino de História no Brasil pode contribuir no processo de democratização e uso das tecnologias digitais? Essa questão norteia os caminhos dessa investigação que se desenvolve na interface do campo do Ensino ... -
Ensino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica
(2018)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais no que se refere ao Ensino de História. A questão principal foi: Em que medida a metodologia do Ensino de História ... -
Escravidão no Paraná : síntese historiográfica e material de uso pedagógico
(2018)Resumo: A presente dissertação objetivou discutir a historiografia da escravidão no atual território do Paraná, abordada entre o período do século XVII ao XIX. A idealização desse estudo surgiu a partir da identificação ... -
Os expedicionários paranaenses, suas glórias e reveses : proposta de sequência didática para o ensino de história do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1937-1947)
(2024)Resumo: Apesar de relevante, a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ainda não ganha o merecido destaque nos livros e materiais didáticos produzidos para a Educação Básica, tampouco se apresenta aos alunos o ... -
A Fortaleza da Barra (Ilha do Mel/PR) no século XVIII : aplicativo para dispositivos móveis para o ensino de história
(2020)Resumo: Nesta dissertação analisamos a história da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres (Ilha do Mel, Paranaguá/PR) ao longo do século XVIII, tratando da pirataria na região da Baía de Paranaguá e da participação de Paranaguá ... -
Futebol e ensino de história : questões e possibilidade de um ensino temático
(2020)Resumo: Essa dissertação discute a relevância do futebol como um elemento da cultura brasileira, apresentando dados e reflexões sobre essa temática. Realiza-se também uma breve reflexão sobre o conceito de cultura e sobre ... -
História ambiental no ensino de história : o processo de devastação florestal no território paranaense (1870-1970)
(2021)Resumo: Esta dissertação tem como campo de estudo a história ambiental a partir do recorte da história ambiental do Paraná, destacando-se o processo de devastação florestal no território paranaense, abrangendo o período ... -
História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática
(2018)Resumo: O presente trabalho, elaborado no âmbito do Programa de Ensino de História (ProfHistória), teve como objetivo analisar uma coleção de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático, utilizada em escolas ... -
História e gamificação : reflexões e aplicabilidade de lúdicos no ensino de história
(2018)Resumo: A presente pesquisa é fruto dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Ensino de História da UFPR, junto ao Programa Nacional ProfHistória. A ideia central foi explorar a gamificação como uma metodologia ... -
Intolerância religiosa e teatro no ensino de história
(2018)Resumo: A intolerância religiosa deve ser um assunto tratado dentro do ambiente escolar. Através de estudos sobre as religiões, a diversidade e o pluralismo religioso é possível quebrar preconceitos existentes contra ... -
O "jogo da morte" : a Ucrânia entre soviéticos e nazistas (1933-1943) e a construção do conhecimento histórico em sala de aula
(2021)Resumo: Nessa dissertação analisamos a história da Ucrânia do início dos anos 1930 até o ano de 1943. O contexto estudado percorre o aumento da presença estatal soviética em terras ucranianas e invasão nazista em 1941, com ...