• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARIA BETHANIA DE ARAUJO.pdf (9.602Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Araújo, Maria Bethânia de, 1976-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho, elaborado no âmbito do Programa de Ensino de História (ProfHistória), teve como objetivo analisar uma coleção de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático, utilizada em escolas da rede pública, com foco na História da África e na História e Cultura afro-brasileira presentes no volume do 6º ano. A pesquisa buscou compreender quais conteúdos relativos à África e aos africanos são apresentados aos alunos e como o tema foi abordado. O livro foi tratado como fonte, tendo sido realizado levantamento dos textos e imagens, bem como as orientações do Manual do Professor. Durante a pesquisa foram selecionadas três vertentes de orientação teórico-metodológica, as propostas pelos autores da Coleção História Geral da África, publicada pela Unesco; a afrocentricidade, defendida por vários autores e a experiência africana na diáspora, de Stuart Hall. Juntamente com a análise do livro didático, foram propostas sugestões de ampliação do conteúdo com possibilidades de abordagem sobre o tema a fim de trazer para a sala de aula uma perspectiva fundamentada na centralidade da experiência africana. Palavras chave: Saberes e práticas no espaço escolar, Ensino Fundamental, Livro Didático, Educação das Relações Étnico-raciais, História da África.
     
    Abstract: The present work, made within the scope of the History Education Program - Programa de Ensino de História (ProfHistória) has as objective to analyse a collection of textbooks from the Textbook National Program (Programa Nacional do Livro Didático), used in schools of the Brazilian public system, focusing on the African History and the Afro-Brazilian History and Culture content in the sixth grade volume. The research sought to understand what contents are presented to the students and how the subject was approached. The book was treated as a source, a data collection of the content was made and the analysis of the texts and images present in the book as well as the Teacher's Manual's guidelines. During the research, three fields of theoretical and methodological orientation were selected, which converge to the currently curricular regulations currently in the country: those proposition created by the authors of the General History of Africa Collection, published by Unesco; the afrocentricity, defended by several authors and the African experience in the diaspora, by Stuart Hall. Along with the analysis of the textbook, suggestions were proposed to expand the content with possibilities of approach on the theme in order to bring to the classroom a perspective based on the centrality of the African experience. Key words: Knowled and pratices in the school enviroment, Elementary Education, Textbook, Ethnic Racial Education, African History.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59365
    Collections
    • Dissertações [44]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV