Literatura infanto-juvenil ficcional : uma análise das possibilidades do uso da coleção Harry Potter em aulas de história
Resumo
Resumo: Harry Potter ou qualquer outra fonte literária pode ser usada como fonte para mapear a cosmovisão da autora com respeito ao mundo em que está e que cria ficcionalmente em sua obra, assim como elementos históricos reais diretos intrinsicamente ou remotamente utilizados no texto. Esse trabalho busca apresentar possibilidades de trabalhar a saga de J.K. Rowling: Harry Potter nas aulas de história, unindo o conteúdo histórico com a literatura, buscando não apenas o conhecimento histórico, como também o incentivo à leitura. A metodologia utilizada para responder a problemática "Como trabalhar a literatura de ficção da saga Harry Potter nas aulas de história?", utiliza a análise documental para examinar a coleção de livros da saga Harry Potter, entendendo que qualquer parte da realidade, qualquer período histórico, qualquer cultura pode ser objeto de estudo por meio das fontes literárias que espelham a realidade do mundo em que foi escrita e que escrevem a realidade de um mundo que não existe, porém eventualmente pode ser visto como desejado. Intenta-se por meio deste estudo tecer, por intermédio de uma abordagem teórico-metodológica, o diálogo e aproximações possíveis entre a História e a Literatura, bem como trazer contribuições para o ensino de História a partir de teóricos como Antonio Candido (2012), Carlo Ginzburg (1990) e Joan Pagès Blanch (2013), entre outros, unindo a teoria e os conhecimentos da obra para explicar os desafios e, principalmente, as contribuições que a saga apresenta para o ensino de História. Abstract: Harry Potter or any other literary source can be used as a source to map the author's worldview related to the world she is in and that she fictionally creates in her literary work, as well as real direct historical elements intrinsically or remotely used in the text. This work seeks to present possibilities of working the saga of J.K. Rowling: Harry Potter in history classes, joining historical content with literature, seeking not only historical knowledge, but also encouraging reading. The methodology used to answer the problem "How to work the fiction literature of the Harry Potter saga in history classes?", uses document analysis to examine the collection of books of the Harry Potter saga, understanding that any part of reality, any historical period , any culture can be an object of study through literary sources that reflect the reality of the world in which it was written and that write the reality of a world that does not exist, but eventually can be seen to the form of the teacher's desire. The aim of this study is to weave, through a theoretical-methodological approach, the dialogue and possible approximations between History and Literature, as well as, to bring contributions to the teaching of History from theorists such as Antonio Candido (2012), Carlo Ginzburg (1990) and Joan Pagès Blanch (2013), among others, uniting the theory and knowledge of the work to explain the challenges and, mainly, the contributions that the saga presents the teaching of History.
Collections
- Dissertações [39]