• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Intolerância religiosa e teatro no ensino de história

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JOICE VIVIANE SILVA.pdf (5.541Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Silva, Joice Viviane, 1987-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A intolerância religiosa deve ser um assunto tratado dentro do ambiente escolar. Através de estudos sobre as religiões, a diversidade e o pluralismo religioso é possível quebrar preconceitos existentes contra práticas religiosas individuais que provocam atitudes intolerantes. Para estabelecer a relação passado-presente, e possibilitar a reflexão sobre a intolerância religiosa através da problematização do fato histórico A Noite de São Bartolomeu, respaldou-se na metodologia da História Temática e para fundamentar o uso da linguagem teatral no ensino de história recorreu-se ao histórico do uso do teatro na educação e aos teóricos que corroboram como este instrumento apresenta efetividade no processo de ensinoaprendizagem. O projeto foi aplicado em uma escola pública estadual no estado do Paraná, em quatro turmas de 8º de Ensino Fundamental. Cada turma produziu coletivamente uma peça teatral representando a Noite de São Bartolomeu e foram plateias uma das outras nas apresentações finais. Posteriormente os alunos responderam um questionário sobre a própria produção e elaboraram um texto crítico sobre as peças assistidas, que auxiliou nas análises sobre a reflexão do tema abordado e da efetividade do uso do teatro no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de história. Palavras-chaves: Intolerância religiosa, teatro, ensino de História.
     
    Abstract: The religious intolerance should be a subject treated within the school environment. Through studies of religions, the diversity and religious pluralism is possible to break prejudices against individual religious practices that cause intolerant attitudes. To establish the relationship between past and present, and allowing the reflection on religious intolerance by the problematization of historical fact the night of Saint Bartholomew Catholic Church, it was based in methodology of Thematic History and to justify the use of theatrical language in teaching history appealed to the history of the use of the theater in education and to theorists that corroborate how this instrument shows effectiveness in the teaching-learning process. The project was implemented in a state public school in the state of Paraná, in four classes of 8º of Fundamental Education. Each class has produced collectively a theatrical piece representing the night of Saint Bartholomew Catholic Church and were one of the other audiences in presentations. Later the students answered a questionnaire on their own production and produced a critical text on the parts assisted, that helped in the analysis on the reflection of the topic and the effectiveness of the use of the theater in the teaching-learning process in the discipline of History. Key words: Religious intolerance, theater, History teaching
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59129
    Collections
    • Dissertações [45]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV