Saberes e práticas docentes nas aulas de história : reflexões sobre a contribuição do professor historiador para a aprendizagem histórica
Resumo
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar de que forma os saberes dos professores de História se apresentam na prática em sala de aula. Buscou também compreender a relação dos mesmos com o conhecimento, dentro da perspectiva de que, os saberes docentes estão em constante construção e se constituem nos mais diversos contextos sociais. Para pensar a construção de saberes e práticas dos professores foi proposta uma revisão de referenciais sobre saberes docentes a partir do estudo de Tardif (2002, 2014), Monteiro (2002), Tozetto (2017), entre outros estudiosos que tratam desta temática, com ênfase nas tipologias elencadas por pesquisas na área do ensino. Assim, com vistas a analisar as especificidades dos professores de história, buscou-se nesse estudo caracterizar os saberes que estes mobilizam ao construir sua prática ao longo de sua trajetória profissional. Os sujeitos que participaram deste estudo foram três professores historiadores que atuam na rede estadual paranaense e que têm mais de 5 anos de experiência profissional. A proposta foi perceber como entendem seus saberes e como estes influenciam em suas escolhas para as aulas. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas, considerando os professores como portadores de sua História e a sua experiência foi tomada como contribuição à investigação. Para referenciar a pesquisa, optou-se pela cientificidade do ensino de História, focando a Educação Histórica ancorada nos estudos de Jörn Rüsen (1994, 2006, 2010, 2015) e sua contribuição para o campo científico. Também foram referências importantes nesse estudo Freire (1996), Schmidt (2009), Oliveira (2012), Caimi (2015), Mattos (2017) e Sobanski (2017) Germinari (2011) e Urban (2009, 2011). A análise teórica e das entrevistas revelou que os professores constroem gradualmente os vínculos entre seus saberes e a construção do conhecimento em sala de aula ao longo de sua trajetória profissional. É importante valorizar suas experiências e conhecimentos para entender seus saberes docentes, que influenciam sua forma única de ensinar e entender a aprendizagem. Por fim, a presente pesquisa voltou o olhar ao papel do professor enquanto pesquisador e produtor do conhecimento e, foi possível apreender que a prática do professor em sua ação educativa carece tanto dos conhecimentos específicos da epistemologia da ciência da História, como dos saberes próprios do processo do ensino aprendizado que são construídos ao longo da trajetória do professor historiador e que estão vinculados a sua própria identidade profissional. Abstract: The present research aimed to investigate how the knowledge of History teachers is presented in classroom practice. It also sought to understand their relationship with knowledge, from the perspective that teaching knowledge is constantly being constructed and constituted in various social contexts. In order to think about the construction of teachers' knowledge and practices, a review of references on teaching knowledge was proposed based on the studies of Tardif (2002, 2014), Monteiro (2002), Tozetto (2017), among other scholars who deal with this subject, with emphasis on the typologies listed by research in the field of teaching. Thus, in this study, in order to analyze the specificities of history teachers, we sought to characterize the knowledge that these teachers mobilize when constructing their practice throughout their professional trajectory. The subjects who participated in this study were three historian teachers who work in the Paraná state education system and who have more than 5 years of professional experience. The proposal was to understand how they understand their knowledge and how it influences their choices for classes. Data collection was carried out through semi-structured interviews, considering the teachers as bearers of their history, and their experience was taken as a contribution to the research. To reference the research, the scientificity of History teaching was chosen, focusing on Historical Education anchored in the studies of Jörn Rüsen (1994, 2006, 2010, 2015) and his contribution to the scientific field. Freire (1996), Schmidt (2009), Oliveira (2012), Caimi (2015), Mattos (2017), Sobanski (2017), Germinari (2011) and Urban (2009, 2011) were also important references in this study. The theoretical analysis and interviews revealed that teachers gradually establish links between their knowledge and the construction of knowledge in the classroom throughout their professional trajectory. It is important to value their experiences and knowledge to understand their teaching knowledge, which influences their unique way of teaching and understanding learning. Finally, this research turned its attention to the role of the teacher as a researcher and producer of knowledge, and it was possible to apprehend that the teacher's practice in their educational action lacks both the specific knowledge of the epistemology of the science of History and the knowledge of the teaching-learning process, which are constructed throughout the trajectory of the historian teacher and are linked to their own professional identity.
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