• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O Protagonismo das mulheres na história : proposta metodológica para o ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CARLA MARTINS DE OLIVEIRA.pdf (6.673Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Oliveira, Carla Martins de, 1978-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho faz uma abordagem da historiografia sobre as mulheres, bem como a importância do feminismo na reivindicação para que ocultamento das mulheres na história fosse superado. Neste contexto, a contribuição das abordagens utilizando a categoria de gênero foram importantes, inclusive com a vasta pesquisa nesta área no estado do Paraná. O trabalho procura fazer uma análise sobre a ausência das mulheres, também, no ensino de História, utilizando estudos sobre o ocultamento das mulheres nos livros didáticos. Apresenta como proposta metodológica, tema a ser estudado nas aulas de História, que dá destaque à participação das mulheres na Constituinte de 1985-1988, tendo como parâmetro a organização curricular do estado do Paraná. Tal proposta é direcionada à professores/as de História. Palavras-chaves: Ensino de História. Mulheres. Constituinte (1985-1988). Processo histórico.
     
    Abstract: The present study takes and approach to historiography on women, as well as the importance of feminism in claming that the woman concealment in history be overcomes. In this connection, the contribution of approaches drawing on gender category were important, Including the huge research in this area I. The State of Parana. The paper decks to analyze the woman al sence, also, in history education, making use of studies about the women concealment in textbooks. Presented as methodological proposal four topics to be studied in History classes that highlight the participation of the women in for the 1985-1988 Constituent, having as a parameter the educational organization of Parana State. The proposal is addressed to History's professors. Keywords: History teaching. Women. Constituent (1985-1988). Historic process.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/60277
    Collections
    • Dissertações [45]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV