Oficina de ensino : método histórico para abordagem da diversidade étnico-racial na cidade de Colombo-Paraná
Resumo
Resumo: Essa dissertação aborda o ensino das relações étnico-raciais no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, estado do Paraná. Contém uma parte dissertativa sobre o tema e uma parte propositiva, composta na forma de uma oficina pedagógica. A proposta de ensino que apresenta problematiza a ênfase que a memória pública da cidade dá à imigração italiana e enfatiza a história das pessoas negras e indígenas no local, abarcando uma temporalidade que vai desde 10.050 a.C., até a segunda metade do século XX. Além de contemplar as relações étnico-raciais, a oficina propõe que estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II leiam e interpretem fontes históricas e, a partir disso, construam narrativas sobre o passado da cidade. Esse trabalho de organização da oficina foi embasado nos procedimentos da Micro-história e do método indiciário, bem como em referências da História Local e de outras, que apresentam as possibilidades das oficinas pedagógicas para o ensino de História. A oficina, Grupos Étnico-Raciais na História do Município de Colombo, foi desenvolvida com as/os estudantes da Escola Estadual Caminhos da Natureza, em dois momentos: primeiro, em julho de 2021, na modalidade remota, devido a suspensão das aulas presenciais ocasionada pela pandemia da Covid-19; segundo, presencialmente no mês de outubro e novembro do mesmo ano. Ao realizar a oficina as crianças tiveram a oportunidade de compreender que Colombo é uma cidade plural constituída por diferentes grupos étnico-raciais, construíram conhecimento histórico, relacionaram a temática estudada com o momento vivido e compreenderam o conceito, fonte histórica e étnico-racial. Embora discuta um tema específico referente à cidade de Colombo, a oficina desenvolvida poderá inspirar e estimular professoras e professores de outras localidades a realizar trabalhos em seus locais de vivências. Ainda que tenhamos trabalhado com ela junto a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, com intervenções de professoras e professores ela pode ser adequada também a outras séries. Abstract: This dissertation approaches the teaching of ethnic-racial relations in the city of Colombo, metropolitan region of Curitiba, state of Paraná. It contains a dissertation part on the subject and a propositional part, composed in the form of a pedagogical workshop. The teaching proposal that it presents problematizes the emphasis that the public memory of the city gives to Italian immigration and emphasizes the history of black and indigenous people in the place, covering a temporality that goes from 10,050 BC, to the second half of the 20th century. In addition to contemplating ethnic-racial relations, the workshop proposes that students in the 6th grade of Elementary School II read and interpret historical sources and, from that, build narratives about the city's past. This work of organizing the workshop was based on the procedures of Micro-History and the evidentiary method, as well as on references from Local History and others, which present the possibilities of pedagogical workshops for the teaching of History. The workshop, Ethnic-Racial Groups in the History of the Municipality of Colombo, was developed with the students of the State School Caminhos da Natureza, in two moments: first, in July 2021, in the remote modality, due to the suspension of face-to-face classes caused by by the Covid-19 pandemic; second, in person in October and November of the same year. When carrying out the workshop, the children had the opportunity to understand that Colombo is a plural city made up of different ethnic-racial groups, they built historical knowledge, related the theme studied with the moment they lived and understood the concept, historical and ethnic-racial source. Although it discusses a specific topic related to the city of Colombo, the workshop developed will be able to inspire and encourage teachers from other locations to carry out work in their places of experience. Although we have worked with it with students in the 6th grade of Elementary School II, with interventions from teachers, it can also be adapted to other grades.
Collections
- Dissertações [43]