Música e ensino de história : propostas metodológicas a partir da banda Dead Fish
Resumo
Resumo: A presente dissertação aborda as relações entre música e ensino de História a partir das composições da banda de hardcore Dead Fish. Foram selecionadas nove músicas como fontes para a realização dessa pesquisa, que busca evidenciar de que maneiras as músicas da banda podem ser utilizadas para instrumentalizar professores de História da Educação Básica. A seleção das fontes foi feita com base na relação de suas letras com os conteúdos dispostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de História do nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa aponta para a relevância da utilização de músicas como fontes para o ensino de História, evidenciando as origens dos movimentos punk e hardcore no exterior e no Brasil. Tal evidência reside na abordagem que considera não somente as letras das músicas ao utilizá-las como ferramentas de ensino e aprendizagem, mas também os aspectos musicais que as compõem, de forma a compreender os contextos históricos e políticos nos quais elas surgiram. A partir dessas reflexões, foi criado um produto didático que visa propor aos professores a utilização das músicas do Dead Fish nas aulas de História, levando em consideração seus aspectos musicais e suas letras, cujos temas centrais consistem nas interpretações da banda sobre acontecimentos históricos estudados no último ano do Ensino Fundamental. Abstract: This dissertation addresses the relationship between music and history teaching from the compositions of the hardcore band Dead Fish. Nine songs were selected as sources to carry out this research, which seeks to show how the band's songs can be used to instrumentalize History of Basic Education teachers. The selection of fonts was based on the relationship of their lyrics with the contents arranged in the National Curricular Common Base (BNCC) of History of the ninth year of Elementary School. The research points to the relevance of using music as sources for the teaching of History, highlighting the origins of the punk and hardcore movements abroad and in Brazil. Such evidence resides in the approach that considers not only the lyrics of the songs when using them as teaching and learning tools, but also the musical aspects that compose them, in order to understand the historical and political contexts in which they emerged. From these reflections, a didactic product was created that aims to propose to teachers the use of Dead Fish songs in History classes, taking into account their musical aspects and their lyrics, whose central themes consist of the band's interpretations of historical events studied in the last year of Elementary School.
Collections
- Dissertações [39]